Dirigir-se ao chefe para pedir um aumento de salário ou fazer outro pedido importante, assim como para encaminhar uma reclamação, é uma arte no mundo corporativo.
João Xavier, diretor geral da consultoria de Recursos Humanos Ricardo Xavier, diz que, no caso de um pedido de aumento, é muito importante que o funcionário se “arme” antes de falar com o chefe. A pessoa tem que estar muito bem preparada e apresentar argumentos que justifiquem essa demanda. Se o desempenho profissional do funcionário é bom, se ele oferece uma contribuição importante à sua área ou departamento, ele tem melhores chances de conseguir um aumento”, indica Xavier.
Se o profissional trabalha na área de vendas, diz ele, é possível verificar seu desempenho por meio dos números da empresa, de indicadores quantitativos, se houver aumento nas vendas. “Já se ele atua em uma área não comercial, a avaliação será mais qualitativa.”
Outro pedido comum dentro das empresas é o de mudança de departamento. “Esse é mais fácil de fazer e deve ser encaminhado logo. O funcionário precisa sinalizar seu desejo ao chefe para que a empresa organize a transferência e para que a companhia e o empregado se adaptem à mudança. “Novamente ele terá de mostrar que tipo de contribuição a empresa pode esperar desse funcionário na nova área de atuação.”
Já se o caso for uma queixa, o ideal é que o empregado leve junto uma solução. “O funcionário deve ir preparado com uma proposta sobre como resolver o conflito. Caso contrário, ele é apenas parte do problema”, afirma o diretor. “A melhor coisa que ele pode fazer é nunca chegar apenas com uma queixa.”