Quatro problemas comuns na gestão de uma pequena ou média empresa quando a presença do dono atrapalha – e o que fazer.
1. Dificuldades na decisão
À medida que uma pequena ou média empresa cresce, empreendedores que mantêm a prerrogativa da dar a última palavra em tudo se sobrecarregam com situações do negócio cada vez mais complexas.
OS RISCOS
O dono pode ter de decidir sobre aspectos de empresa que não domina. É o que acontece frequentemente com empreendedores de perfil muito técnico que dirigem o marketing ou área comercial.
O QUE FAZER
Preparar os melhores funcionários para que assumam a responsabilidade sobre determinados aspectos do negócio e decidam sozinhos sobre eles ou contratar gente qualificada no mercado.
2. Conflitos internos
Com a expansão, divergências naturais entre as diferentes áreas de uma pequena ou média empresa podem se aprofundar – às vezes, o que é bom para o financeiro não agrada ao comercial ou à produção, causando conflitos.
OS RISCOS
O empreendedor pode não ser capaz de administrar os conflitos e também lidar com o dia da operação e, aos poucos, as divergências entre as áreas podem levar a empresa a perder de vista seus objetivos estratégicos.
O QUE FAZER
Criar planos de remuneração que estimulem os funcionários responsáveis de cada área a dar soluções em função do que é melhor para a empresa sem precisar recorrer ao dono toda hora.
3. Perda de talentos
É natural que funcionários de empresas emergentes nutram expectativas de crescimento e de mais autonomia no trabalho mas, se a presença do dono for um entrave, bons profissionais tenderão a buscar outras oportunidades.
OS RISCOS Perder para os concorrentes os melhores funcionários, seu conhecimento e sua rede de contatos. Quando delegar funções na empresa for inevitável, podem ter restado apenas os menos qualificados.
O QUE FAZER
Desenhar planos de carreira em que os funcionários saibam quais metas precisam atingir para crescer na empresa e deixar que assumam responsabilidades quando estiverem prontos.
4. Expansão interrompida
A soma dos problemas causados quando o dono centraliza demais o comando – decisões equivocadas, falta de estratégia e evasão de talentos – pode levar a empresa a perder a agilidade diante da concorrência.
OS RISCOS
Enfrentar dificuldades para manter clientes antigos e conquistar novos, perder rentabilidade devido aos problemas internos, parar de crescer e deixar que os concorrentes ganhem mercado.
O QUE FAZER
Boa parte da solução está em o dono passar a se concentrar naquilo em que é melhor do que os outros e nas áreas mais estratégicas para o crescimento e o futuro do negócio e delegar o resto.
Fonte: Comatrix Consultoria e livro Delegation Work