Revista O Empresário / Número 151 · Fevereiro de 2011
Não ultrapasse os limites
O tom formal ou informal para conversa com seu contato depende do cargo, do grau de intimidade e do vínculo que você tem com ele. Com pessoas do mesmo nível, pode haver maior informalidade. Com quem está mais no alto, prevalece o tratamento formal.
Personalize os contatos
Não mande e-mail em formato mala-direta, com destinatários múltiplos e textos-padrão. Essas mensagens costumam receber menor atenção dos interlocutores e muitos deles podem nem responder. Escreva para uma pessoa de cada vez, de preferência retomando antigas conversas e relembrando pontos em comum. Um e-mail personalizado costuma despertar maior interesse e ser respondido com mais cuidado.
E as mulheres?
Mulheres também podem convidar colegas para almoçar. O segredo, para evitar confusões, é ser explícita nas intenções do convite. Deixe claro por que você está fazendo o convite e de que assunto pretende tratar na ocasião. Cumprimente
Não perca a oportunidade de cumprimentar seus contatos por mudanças de emprego ou aniversário. Esse pequeno gesto demonstra atenção e ajuda a cultivar a rede. Agradeça a quem o ajudou
Depois de receber uma indicação que teve bons resultados, dê um retorno a quem o ajudou, contando o desfecho da situação. Com simples ato de agradecer, você faz a pessoa se sentir bem. Se a ajuda resultou numa recolocação, não se esqueça de atualizar a pessoa sobre seus novos contatos e endereço de trabalho.