Revista O Empresário / Número 151 · Fevereiro de 2011
Os eletrônicos lideram as intenções de compras dos consumidores no primeiro trimestre, tanto nas lojas físicas, quanto via internet. Foi o que mostrou a Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, do Programa de Administração do Varejo (Provar) da FIA.
Apesar da liderança da categoria, no geral o levantamento mostrou um recuo nas pretensões de consumo em relação aos três primeiros meses do ano passado. Segundo o estudo, 12,4% dos entrevistados que mostram disposição de ir às compras afirmam que querem adquirir algum eletroeletrônico. A segunda maior intenção de compra foi verificada em material de construção, com 10,2%.
Os menores índices foram apurados nas áreas de cama, mesa e banho (2,2%) e eletroportáteis (4,4%). Quando se analisa a intenção geral de consumir ao menos um produto de qualquer uma das diferentes categorias abordadas, no entanto, observa-se uma redução da pretensão de compra. Nos três primeiros meses do ano, 71,8% das pessoas consultadas afirmaram que devem ir às compras, uma queda de 5,4% frente ao índice registrado no mesmo período de 2010. Ainda na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, apenas três categorias, dentre as dez analisadas, registraram aumento das intenções de compra: eletroeletrônicos, eletroportáteis e automóveis.