Revista O Empresário / Número 151 · Fevereiro de 2011
Um e-mail impresso desnecessariamente, pilhas de papel que não serão recicladas, lâmpadas acesas sem necessidade: desperdiçar, no ambiente de trabalho, parece até ser normal, mas não é. Evitando desperdício, podemos ter a mesma produtividade e ainda reduzir os custos operacionais da empresa, iniciativa que dissemina práticas sustentáveis em empresas.
O primeiro passo é mudar a maneira de pensar da equipe. A sustentabilidade no ambiente da empresa deve começar pela postura dos próprios gestores.
A primeira mudança se faz na consciência, depois no comportamento. Para tal, sugerimos deixar lembretes, cartazes ou inserir o assunto da sustentabilidade nos comunicados ou pautas de reunião para que sempre seja lembrado.
Vale criar uma campanha interna de incentivo à economia de recursos, visando a estimular as boas práticas de forma bem humorada. A punição nunca é o melhor caminho.
Há boas sugestões de ordem prática, como utilizar da melhor forma a luz e a ventilação natural e instalar sensores de movimento para o acendimento de lâmpada nas áreas comuns.
Para evitar o desperdício de papel, a empresa pode adotar a impressão em modo frente e verso, além de imprimir os rascunhos e material interno sempre no modo econômico.
Excesso de copos plásticos no dia a dia? Uma boa dica é incentivar o uso de canecas pessoais em detrimento dos copos descartáveis e instalar as lixeiras coloridas para descarte seletivo de material. As empresas estão entendendo que ser verde custa menos.