Revista O Empresário / Número 151 · Fevereiro de 2011
O consumo de álcool como forma de prevenir doenças cardíacas está sendo discutido por médicos italianos. O médico Maurizio Ponz de Leon causou uma autêntica tempestade no copo de vinho de seus colegas que publicaram um estudo na revista Internal and Emergency Medicine receitando álcool para melhorar o coração.
Será que estamos de verdade no ponto de receitar o consumo de álcool para reduzir o risco de derrame e dano coronário? Perguntou o médico. O estudo em questão era uma revisão da literatura médica sobre o tema, feita pela equipe de Augusto Di Castelnuovo, da Universidade Católica, de Campobasso.
Os médicos concluíram que o consumo moderado de álcool protege contra doenças cardiovasculares e mortalidade por todas as causas. Segundo eles, quem bebe pouco deve ser encorajado a continuar. Entre os argumentos citados por Ponz de Leon está o fato de que as pessoas não saberiam reconhecer o que é beber com moderação. Outro ponto negativo, segundo ele, é que a bebida é uma causa frequente de acidentes de trânsito.