Revista O Empresário / Número 151 · Fevereiro de 2011
Uma vez eu estava conversando com um professor de economia de Harvard e perguntei: “É verdade que as micro e pequenas empresas são as que mais criam empregos?” Ele falou: “As micro e pequenas empresas que dão certo”. Normalmente, 80% morrem antes de completar um ano. Em 2010, a taxa de sobrevivência dos pequenos negócios aumentou: só 22% faliram no prazo de dois anos, o que é um dado muito bom. Isso mostra que as micro e pequenas empresas estão se preparando e buscando informações.
O Sebrae sempre foi um centro de informação para essas empresas. Isso é fundamental, porque muitas vezes a pessoa tem uma boa ideia e um bom nicho de mercado, mas deixa de fazer direito os cálculos dos custos trabalhistas e fiscais, por exemplo, que no Brasil são altos.
Muito cuidado, porque, às vezes, a pessoa é excelente empreendedora, mas o mercado brasileiro é muito difícil. O país tem um ambiente hostil na economia. Muitas micro e pequenas empresas começam no sistema simplificado, mas depois, quando começam a crescer, entram num outro sistema de impostos e aí aparece a carga tributária, nosso inimigo principal.
Já está provado: o brasileiro gosta do empreendedorismo, mas muitas vezes fracassa, não por culpa dele, mas por falta de informação ou por conta do ambiente hostil.