Revista O Empresário / Número 135 · Novembro de 2009
Restaurante de um hotel inglês: Um hóspede pede, para acompanhar a refeição, água da torneira. A princípio, a pessoa do restaurante recusa-se. Pede que ela escolha uma das marcas de água mineral disponíveis. Ela insiste. O gerente, no final, aceita, mas cobra pela água. A cliente revoltada, escreve ao hotel. O gerente resolve responder - e perder a cliente para sempre:
“Eu compro a água da companhia local. Eu pago pelos copos nos quais a água é servida. Eu pago pelo gelo que acompanha a água e pelos garçons que a servem. Eu providencio todo o ambiente luxuoso no qual a água é bebida e pago, novamente, pelos trabalhadores que lavam o copo depois que você bebe. E você ainda quer a água de graça? ”Por mais que o gerente tenha certa razão, tudo o que ele citou são características que não interessam à cliente. Ela vai continuar a achar, e com razão, que cobrar por um copo de água da torneira é abuso. Se você vai discutir com um cliente, encontre uma razão sólida para isso.