Revista O Empresário / Número 135 · Novembro de 2009
>> Sonho grande: o empreendedor deve ter uma meta que mobilize suas ações e que o faça sair do lugar comum.
>> Educação, educação, educação: quanto mais uma pessoa estuda, maior é a possibilidade de identificar novas oportunidades e ser capaz de capturá-las. Conhecimento gera negócio.
>> A força do exemplo: conhecer os casos de empreendedores e suas trajetórias profissionais é uma excelente maneira de inspirar um aspirante a empreendedor.
>> Planejamento: pensar antes de agir. Conhecer bem o mercado, concorrentes, obstáculos e ameaças, traçar bem as estratégicas são formas de minimizar riscos e potencializar o sucesso do empreendimento.
>> Networking:não perder oportunidades para conhecer pessoas que poderão ajudá-lo. Participe de eventos e palestras, feiras e outras ocasiões relacionadas à sua área de interesse profissional.
>> Auto conhecimento: compreender quais são suas limitações e suas virtudes faz com que o empreendedor não dê saltos no escuro e se cerque de profissionais que podem complementar sua experiência.
>> Persistência: não desistir ao primeiro sinal de dificuldades e estar preparado para ouvir muitos “nãos” é uma característica fundamental para o sucesso de um empreendedor. Dar certo de primeira não é tão comum.
>> Aprender com os erros ( seus e dos outros): registrar os erros cometidos durante o processo empreendedor e entrevistar outros empreendedores para conhecer seus erros são uma excelente fonte de informação sobre o que se deve evitar ao criar seu próprio negócio;