Revista O Empresário / Número 135 · Novembro de 2009
Além da roupa, existem atitudes que ajudam a deixar uma boa impressão:
*Procure não chegar atrasado. Organize seu tempo para ser pontual.
*Cumprimente o entrevistador com mão firme.
*Mantenha contato visual com o entrevistador - isso mostra que você não tem nada a esconder.
*Se já estiver trabalhando, não fale mal do seu atual empregador.
*Não revele informações confidenciais sobre a empresa na qual trabalha ou já trabalhou.
*Seja sincero quanto ao motivo de sua saída do antigo emprego.
*Mostre entusiasmo: isso revela seu real interesse em ocupar uma vaga.
A entrevista é uma via de mão dupla:
*Aproveite o momento da entrevista para fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o cargo para o qual você está concorrendo. Fazendo isso, além de demonstrar interesse pela vaga, você entende melhor quais serão suas atribuições e responsabilidades no novo cargo e consegue ter mais certeza sobre a decisão de continuar no processo seletivo ou não.
*Atenção ao mencionar informações sobre seu salário.
*Certifique-se de que você está passando as informações corretas sobre sua remuneração, deixando claro se o valor informado refere-se ao salário ou à remuneração total, incluindo benefícios e bônus. Lembre-se de que a empresa pode solicitar algum documento a fim de comprovar as informações. Tenha o mesmo cuidado ao falar sobre a sua pretensão salarial.
*Leve referências. É comum que peçam referências de pessoas com quem você já tenha trabalhado para saber mais sobre o seu perfil profissional. Por isso, é importante que você esteja sempre preparado para passar três ou mais contatos de pessoas com quem você já tenha se relacionado no âmbito profissional.Fonte: Robert Half Internacional, empresa de recrutamento.