Revista O Empresário / Número 122 · Agosto de 2008
O aumento do grau de endividamento do consumidor da baixa renda, no último ano, fica claro na prioridade que ele dá ao pagamento de empréstimos em financeiras. Um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Fractal revela que o pagamento da parcela do CDC obtido de financeira é a terceira principal despesa mensal a ser paga para o consumidor com renda individual menstal de até R$ 800.
Na lista das despesas mensais dessa faixa de renda, o primeiro débito a ser acertado é a conta de luz, com 100% das respostas. Em seguida vem o pagamento de água, para 89,3% dos entrevistados, e depois o pagamento da parcela do CDC, para 85,2%. O gasto do aluguel da residência só aparece em 11º lugar nas despesas obrigatórias. Gastos com a conta de telefone fixo, com o crédito para celular, com a fatura do cartão de crédito e com o pagamento mensal do empréstimo bancário ganham do aluguel entre as prioridade da baixa renda.
Veículos, eletrodomésticos, material de construção, vestuário e alimentos são os itens que compõesm o grande consumo de crédito na classe C. Os mais pobres têm aumentado seu patrimônio, graças ao crédito.
A pesquisa revela também que 81,7% dos entrevistados desconhecem o juro pago nas operações de financiamento.
A maioria está mais interessada em saber se a prestação cabe no bolso. O juro perde em importância.