Revista O Empresário / Número 122 · Agosto de 2008
Uma antiga lenda urbana, dessas que circulam pela internet, diz que o pessoal de uma montadora americana teria desprezado a carta de um cliente, reclamanto que seu carro novo morria muito facilmente quando ele, o cliente, comprava sorvete de baunilha.
Estranhíssimo. Mas um executivo da montadora resolveu checar a história. Acompanhou o cliente até a tal sorveteria e constatou: depois de comprar o sorvete (de baunilha) o carro, de fato, não pegou.
Investiga daqui, dali, e enfim descobrem: demorava-se menos tempo para comprar sorvete de baunilha. Conseqüentemente, o motor do tal carro novo não chegava a esfriar - e os vapores do combustível impediam que a nova partida fosse eficiente. Tudo explicado. Refizeram a mecânica do carro, e assim se resolveu o estranho caso do sorvete de baunilha. O principal, reza a lenda, é que as cartas dos usuários nunca mais foram consideradas absurdas - por mais... absurdas... que fossem.