Revista O Empresário / Número 111 · Agosto de 2007
Mesmo quem as detesta e não podem nem ouvir falar do assunto, não vive sem bactéria. Muitas espécies são essenciais ao organismo humano.
CORPO HUMANO: Temos cerca de dez vezes mais células bacterianas (bactérias são organismos unicelulares)em nosso corpo do que células humanas. Esses micróbios são parte de nós e nosso organismo evoluiu para viver com eles. As bactérias são essenciais à digestão e à absorção de vitaminas, por exemplo. Há centenas de espécies na boca, na pele, nos intestinos entre outras partes do corpo. Em nossas costas há cem bactérias por centímetro de pele.
HABITATS: Bactérias se adaptaram para viver nos mais variados ambientes. Desde o corpo de outro ser vivo a fontes hidrotermais oceânicas, passando pelo subsolo e vales gelados da Antártida . Elas vivem em minas de sal, sobrevivem em material radioativo e metais pesados.
NÚMEROS: Um milímetro de água doce têm cerca de um milhão de bactérias , de várias espécies.Um grama de solo pode ter até 40 milhões. Mesmo levando-se em conta a infíma massa de cada célula bacteriana, em seu conjunto elas têm mais massa do que todas as demais formas de vida juntas. Representam a maior parte da biomassa da terra.
A MAIORIA: das espécies de bactérias é inofensiva. Muitas têm aplicação na indústria e na produção de alimentos.
COLONIZADORAS: Bactérias foram as primeiras formas de vida a surgir, há cerca de 3,8 bilhões de anos. E estiveram sós no planeta por centenas de milhões de anos.