Revista O Empresário / Número 111 · Agosto de 2007
Eles são experientes, inteligentes, muito bem preparados e já comandaram empresas de peso. Ainda assim, erram a ponto de levar uma empresa à beira da falência. “Infelizmente todo executivo, por mais preparado que seja, por melhor que seja seu currículo, é um ser humano. E seres humanos erram”, diz o pesquisador americano Sydney Finkelstein, professor do MBA do Dartmouth College.
OS PRINCIPAIS ERROS
VISÃO ERRADA: Ocorre quando o executivo analisa erroneamente as informações que lhe são passadas, ou não percebe algum fato que pode influenciar resultados e processos.
ILUSÃO: Por vezes, o executivo está tão convencido de que tomou a decisão certa que não debate com a equipe ou não avalia se esta é realmente a melhor opção.
FALHAS DE COMUNICAÇÃO: Quando, simplesmente, alguma informação não chega aos diretores, ou chega truncada.
HÁBITOS: Cada executivo tem sua maneira de agir, sua formação e sua experiência. Às vezes, atitudes específicas - como a maneira de tratar colegas - podem influenciar nos resultados.
COMO EVITAR ESTES PROBLEMAS: Finkelstein afirma que os executivos devem fazer perguntas a si mesmos para detectar sinais de alerta. Por exemplo: a estratégia, a contabilidade e o palavreado usado na empresa são desnecessariamente complicados? Há detalhes ou problemas pequenos que a gerência parece desprezar? Tenho dúvidas sobre o presidente ou dono?