Revista O Empresário / Número 111 · Agosto de 2007
As microempresas pagam taxas de juros duas vezes maiores do que as médias e grandes empresas, mostra estudo de economistas do Banco Central. Em relação às pequenas empresas, a taxa cobrada de microempresas é 45% maior.
Até agora, tinha-se conhecimento apenas das taxas médias cobradas do conjunto de empresas e das pessoas físicas. Marcio Nakane e Sérgio Koyama fizeram um minucioso trabalho com os registros de operações na central de risco de crédito do BC, banco de dados em que os bancos registram as operações de empréstimos a partir de R$ 5 mil, que permite verificar diferenças entre grupos de clientes.
A pesquisa revela, por exemplo, que microempresas pagam mais caro, do que clientes que têm mais tempo de relacionamento com um banco , assim como em mais de uma instituição financeira.
Para microempresas, a taxa média de juros é de 70,84% ao ano. Uma pequena empresa paga em média 48,98%. O curioso é que o valor médio das operações nesses dois segmentos é muito próximo, ao redor de R$ 16,2 mil. Médias empresas pagam 31,5%, e as grandes, 31,3%.