1 – Exponha itens acessórios ou complementares
Por exemplo: fones de ouvido (para celular), teclados (para computadores), capa de notebook, suporte de TV etc.
2 – Posicione as novidades da loja próximas ao caixa
Há um novo modelo de smartphone, um novo tipo de liquidificador ou que a última geração de televisão está disponível em sua loja, o cliente pode resolver incluir mais um item em sua compra.
3 – Use sinais bem chamativos
Placas com fontes maiores do que as outras utilizadas na loja, com cores mais chamativas e com um design diferenciado podem ajudar a captar o olhar do cliente.
4 – Crie senso de urgência
Alguns exemplos: “15% de desconto – SÓ HOJE!”; “Últimos itens do estoque!”; “ÚLTIMO DIA com esse preço”.
5 – Treine o atendente do caixa para oferecer um item complementar na hora do pagamento
Exemplos: leve um produto e pague metade do preço se levar um segundo item; caso o cliente compre uma televisão, ele ganha X% de desconto para levar o suporte.
6 – Ofereça desconto ou condição especial para compras futuras
Algo como um cupom de desconto para utilizar até o final do mês, por exemplo. Isso pode condicioná-lo a voltar na loja nos próximos 30 dias para não perder a oportunidade de comprar algo com preço menor.
7 – Convide-o a entrar no programa de fidelidade
Ao tomar conhecimento de que ele pode entrar para esse “clube de vantagens” e ter acesso a condições exclusivas para comprar em seu estabelecimento, certamente as chances de ele voltar serão muito maiores.