Pessoas iniciam empresas com diversos objetivos em mente, como investir em uma área mais próxima de suas preferências pessoais, se tornar seu próprio chefe, ter uma flexibilidade maior de horários ou mesmo contribuir com a sociedade, atendendo um nicho de mercado esquecido pelas empresas já ativas em uma região. Independente do motivo que fez o empreendedor arriscar um novo negócio, o desejo pela obtenção de lucro está entre os fundamentos do empreendedorismo, pois é com estes valores que o empresário poderá melhorar sua vida e reinvestir em seu negócio, de forma que o empreendimento esteja em constante progresso e crescimento. É da lucratividade, este indicativo fundamental na gestão financeira, que iremos falar no artigo de hoje!
Sua empresa pode ter escolhido os melhores produtos para fabricar ou revender, estar localizada em um bom ponto comercial e realizar um volume alto de vendas, porém, se a lucratividade final não for analisada, talvez estas vantagens sozinhas não consigam lhe fazer atingir o patamar desejado, e o negócio no fim das contas acabe em prejuízo. O que queremos dizer aqui, é que, mesmo quando tudo parece estar certo, o resultado final pode não ser o esperado.
Mas afinal, se sua empresa está vendendo bem, por que não está sobrando dinheiro?
Para responder esta questão, precisamos entender a diferença entre faturamento e lucro. Faturamento se resume, basicamente, em ganhar dinheiro. Ou seja, todas as vendas e demais receitas recebidas em seu negócio são contabilizadas em seu faturamento, uma empresa pode vender um milhão de reais em produtos por mês, mas isso é garantia de lucro? Não é, pois, diferente do faturamento, o lucro leva em consideração também os gastos da empresa, os custos e despesas decorrentes do funcionamento de suas operações, pagamento de funcionários, compra de matérias-primas, entre outros - conheça mais em nosso artigo "Custos e despesas, entenda a diferença entre os dois conceitos".
Então se seu faturamento já está bom, o que fazer para aumentar a lucratividade?
Gestão financeira em primeiro lugar: Realizar análises que demonstram os gastos da empresa, comparando com seu faturamento, irá trazer aos olhos do gestor o percentual de lucro obtido. Além disso, ter uma gestão financeira eficiente mostrará aos responsáveis quais são as operações onde gastos podem ser diminuídos, aumentando assim a lucratividade final. Ou seja, o primeiro passo para aumentar o lucro, é diminuir os gastos! Mas nada de diminuir sem critérios, pois reduzir na qualidade não irá ajudar, podendo inclusive fazer a empresa perder vendas e clientes!
Conquiste novos clientes: Sua empresa já realizou uma análise de público-alvo? Com uma audiência mal definida, o negócio pode não estar conseguindo chegar até quem deveria, então ao definir o público que deseja alcançar o empreendedor pode pensar em estratégias para que seu produto chegue a quem o deseja! Outra dica é utilizar o marketing para expor o negócio em mais espaços, o marketing direto foca em apresentar o produto para possíveis clientes, já o marketing de conteúdo foca em prospectar interessados nas soluções que seu produto oferece, qual o melhor para seu segmento?
Já tem os clientes, que tal fidelizá-los?
Além de pensar em conquistar novos clientes, outra forma de aumentar sua lucratividade é fidelizando clientes antigos, pois é muito mais barato vender para um cliente que já existe, que conquistar um novo. Estratégias de fidelização podem ser focadas no atendimento de pós-venda ou descontos para afiliados. Pense nisso ao analisar sua lucratividade, seus clientes têm retornado ao seu estabelecimento?
Lembre de cuidar também de seus fornecedores e processos de compras: Ter uma parceria sólida com seus fornecedores permite que sua empresa possa aumentar seus prazos de pagamento, sem incidência de juros ou multas por atrasos. Outra vantagem de uma gestão de fornecedores, é saber com clareza com quais você consegue preços melhores e quais atendem a região com mais rapidez. Em alguns casos pode ser vantagem pagar um pouco mais caro na compra, e economizar no frete e no tempo de entrega, em outros, pode-se conseguir um prazo maior de pagamento, podendo repassar este aumento de prazo para seus clientes! A economia com a compra de mercadoria ou matérias-primas irá incidir diretamente no aumento da lucratividade de seu negócio!
Pense na precificação: Pensando em aumentar lucros, nosso pensamento logo nos leva a imaginar uma alta nos preços. Mas nem sempre preços altos são garantia de lucro certo, pois o preço de venda influencia na decisão de compra do cliente, e um preço fora dos padrões do mercado afastará clientes e fará seu negócio perder vendas importantes. Já um preço muito baixo pode aumentar as vendas, mas quem sabe não cobrirá os custos com a compra ou fabricação do produto. O segredo do preço é o equilíbrio entre o custo, o preço de mercado e o que o seu público-alvo está disposto a pagar!
Preserve seus colaboradores: Processos de contratação, além de demandar tempo das equipes responsáveis, também demanda valores relativos à folha de pagamento, impostos e taxas do processo, por isso é tão importante preservar e investir nos funcionários que já fazem parte da empresa. Ter uma equipe unida e valorizada irá aumentar a confiança de seus clientes em seu negócio, além de diminuir despesas de contratação e demissão, aumentando diretamente a lucratividade final!