AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» O que é Boa Vista SCPC?
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 24/01/2025

Caso o consumidor não pague uma conta no prazo, ele recebe uma carta do SCPC solicitando a regularização da dívida, a pedido da empresa credora. Nessa situação, o consumidor deve entrar em contato diretamente com a empresa para resolver a pendência.

Ter o nome negativado significa que uma dívida não foi paga e o credor solicitou a inclusão do nome e do CPF do devedor nos birôs de crédito.
No Brasil, a dificuldade das famílias em honrar seus compromissos financeiros segue crescente. O índice de inadimplentes avançou 4,5% no terceiro trimestre deste ano em relação ao período imediatamente anterior, conforme a Boa Vista.

“Em setembro de 2024 o indicador voltou a subir, o terceiro avanço mensal consecutivo, refletindo, mais uma vez, a dificuldade das famílias em honrar com seus compromissos em dia”, avalia por meio de nota Flávio Calife, economista da Boa Vista.

Para evitar esse tipo de problema para as empresas, a inadimplência, é que existem ferramentas como a Boa Vista SCPC, criada em 1955. O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) tem o objetivo de auxiliar as organizações em suas operações de crédito e promover mais segurança nas transações comerciais.

Quando uma empresa vende um produto ou serviço, precisa receber o pagamento no prazo definido, a fim de continuar a produzir e gerar empregos. Esse ciclo saudável da economia beneficia empresas e consumidores em todo o país.
Caso o consumidor não pague uma conta no prazo, ele recebe uma carta do SCPC solicitando a regularização da dívida, a pedido da empresa credora. Nessa situação, o consumidor deve entrar em contato diretamente com a empresa para resolver a pendência.

Após o pagamento, a própria empresa solicitará a exclusão imediata do nome do cliente do banco de dados SCPC, que é administrado pela Boa Vista Serviços.
Dica 1: Quando for regularizar uma dívida, verifique quanto você pode pagar por mês ou qual valor pode dispor à vista - muitas vezes, o credor está receptivo a oferecer um desconto, converse com ele.

Nome sujo: consequências 
Há duas consequências para quem está com o nome negativado: a diminuição do Score e dificuldade de obter crédito. 
A pontuação de crédito é um dos critérios que os bancos e instituições financeiras utilizam para a aprovação de cartões, financiamentos, empréstimos e crédito no geral. 
Uma vez que o Score diminui, as empresas entendem que o risco de não serem pagas é maior. Portanto, fica mais difícil conseguir crédito no mercado.

Soluções para pequenas e médias empresas
Saiba o histórico financeiro dos seus clientes e realize negociações de crédito com mais segurança!
Tenha acesso ao sistema completo, que o auxiliará em todas as etapas da gestão de crédito da sua empresa, fazendo com que você venda com mais segurança, diminuindo, assim, a inadimplência. Gerencie sua carteira de cliente usando a inteligência analítica para acompanhar as informações e identificar novas oportunidades de negócio.

Entre em contato conosco no telefone: (35) 3431-2772 - AECAMBUÍ - Equifax SCPC Boa Vista; venda de forma assertiva!


Dúvidas frequentes:

1) O consumidor deve ser avisado sobre a inclusão do seu nome e CPF na Boa Vista SCPC?

Sim. O Código de Defesa do Consumidor dispõe que o consumidor deve ser comunicado por escrito quando da abertura de cadastro em seu nome (art. 43, § 2º). Desta forma, a Boa Vista SCPC envia o comunicado via Correios, apontando a dívida existente e o nome da empresa credora para que, em 10 dias da emissão do comunicado, seja solucionada a pendência, sob pena de inclusão na Boa Vista SCPC após esse período.
A comunicação é realizada, via de regra, via correio/postal ou e-mail.
 
2) Por quanto tempo o nome é mantido no sistema da Boa Vista SCPC?
Por até 5 (cinco) anos, conforme entendimento do STJ e previsão do Código de Defesa do Consumidor, artigo 43, § 1º. Esse prazo é contado a partir da data de vencimento da dívida e não da data da inclusão no sistema.
 
3) O que gera a inclusão do CPF do consumidor na Boa Vista SCPC?
A inadimplência, ou seja, o atraso no pagamento. Essa situação enseja o registro de débito na Boa Vista SCPC (proveniente de títulos executivos, contratos, cheques, dentre outros).
 
4) E quem pode solicitar a inclusão na Boa Vista SCPC?
As empresas mercantis, prestadoras de serviços, instituições financeiras e sociedades civis com fins econômicos associadas a Associação Comercial e Empresarial do seu município.
 
5) Boa Vista SCPC e SERASA são a mesma coisa? Se um nome está na Boa Vista SCPC ele também estará no SERASA?
Não, são bancos de dados distintos. De modo que podem existir informações que constam em uma base de dados e não na outra.
 
Por: ACIC
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide