Esse número equivale a 96% do total de empresas abertas, de todos os portes, no mês. Entre esses novos pequenos negócios, 76,1% eram microempreendedores individuais
Foram abertos 349,5 mil pequenos negócios ao longo do mês de setembro, número que equivale a 96,2% do total de empresas, de todos os portes, criadas no período. Os números constam de levantamento do Sebrae.
Do total de pequenos negócios iniciados em setembro, a maior parcela, 76,1% do total, foi de microempreendedores individuais (MEI). Em seguida aparecem as microempresas (19,4%) e as empresas de pequeno porte (4,5%).
No acumulado do ano, foram abertos mais de 3,2 milhões de negócios tocados por empreendedores, o equivalente a 96,5% do total de empresas criadas no país em 2024.
O setor Serviços concentrou o maior volume de novos empreendedores no mês passado. Em setembro, dos 349,5 mil pequenos negócios iniciados, 222,8 mil, ou 61,3% do total, eram prestadores de serviços. Em seguida aparecem os pequenos do comércio (81,2 mil) e os da indústria de transformação (27,8 mil).
A região Sudeste continua a ser a maior força empreendedora do país. Do total de micro e pequenas empresas e de MEIs criados em setembro, cerca de 180 mil iniciaram a operação nesta região. O Sul do país aparece na sequência, com 67,2 mil aberturas, seguido pelo Nordeste (54,4 mil), Centro-Oeste (31,5 mil) e Norte (16,3 mil).
Principais atividades dos pequenos
Entre os microempreendedores individuais, a atividade de Publicidade foi a que concentrou o maior número de aberturas, seguida de Transporte Rodoviário de Carga e por Cabeleireiros e Beleza.
Entre as micro e pequenas empresas, a atividade predominante foi a de Atenção Ambulatorial (médicos e odontólogos), seguida de Serviços de Escritório e Apoio Administrativo e por Restaurantes e Estabelecimentos de Alimentação e Bebidas.