Adaptar-se ou morrer. Essa é a regra da vida, na natureza e também nos negócios.
Com a internet, o crescimento da relevância das redes sociais e a aceleração das mudanças ocorridas no mercado, os comércios passaram a ter necessidade de se adaptar de forma cada vez mais rápida às soluções que possam lhes garantir vantagens competitivas. Neste cenário, encontrar uma nova maneira de fazer algo que já é feito há algum tempo, através da inovação, é fundamental. Apesar de ser bastante comum em empresas de tecnologia, a inovação é um conceito que deve estar presente em qualquer negócio, independentemente do seu porte ou ramo de atuação.
O grande problema é que muitos empresários a consideram algo extraordinário, que surge apenas na mente de pessoas altamente qualificadas ou em avançados centros de pesquisa. A verdade é que a inovação está ao alcance de todos, e o processo de aperfeiçoamento do modelo de negócio, que melhore a forma como o produto ou serviço é oferecido no mercado, não é tão complicado como aparenta ser. E para ajuda-lo nesta importante tarefa, respondemos algumas dúvidas e preparamos algumas dicas sobre como trabalhar a inovação no dia a dia do seu comércio. Acompanhe:
Mas, afinal, o que é inovação?
Inovar significa encontrar uma nova forma de fazer algo que já é realizado há muito tempo, novas soluções para problemas ou simplesmente se antecipar a eles. Neste ponto, é importante que o empresário não confunda inovação com invenção. É considerado inventor aquele que é o primeiro a ter uma ideia. Já o inovador é quem torna ou introduz algo novo. E é exatamente por isso que a inovação é buscada incessantemente pelos gestores, que visam quebrar paradigmas para mudar a forma como seus produtos são oferecidos ao mercado.
O que acontece seu eu não promovê-la em meu negócio?
No mercado atual, os negócios que resistirem à inovação não conseguirão se adaptar às mudanças e superar a evolução de seus concorrentes. Como prova disso, temos o mundo da tecnologia, que está repleto de empresas que faziam sucesso em uma época, mas não souberam inovar e acabaram sendo excluídas pelo mercado. Abaixo, listamos algumas companhias que, quando a era digital realmente chegou, não souberam se adaptar e foram à falência.
Blockbuster
Rede de videolocadoras americana, que foi à falência depois que os downloads e a pirataria dominaram o mundo.
Compaq
Sinônimo de computadores durante os anos 80 e 90, principalmente no mundo empresarial, foi perdendo espaço para a Dell, sendo mantida hoje apenas para o desenvolvimento de sistemas simples.
Kodak
Uma das maiores empresas do ramo da fotografia por quase um século, que mudou sua estratégia tarde demais e decretou falência nos Estados Unidos.
Atari
Maior desenvolvedora de vídeo games nos anos 80 e 90, que sofreu bastante com os impactos causados pela crise dos anos 80. Hoje, só é vista como importante pelos colecionadores de aparelhos de entretenimento.
BlackBerry
Embora não tenha decretado falência, a companhia BlackBerry ainda está lutando pela sobrevivência em um mercado dominado pelas gigantes da tecnologia, como Samsung, Google e Apple.
Sun Microsystems
Fechada em 2010, a Sun Microsystems foi uma das maiores empresas de tecnologia na década de 90, responsável pela criação do sistema de arquivos NFS e do Java – a linguagem de programação que até hoje é usada em ampla escala.
O que fazer para inovar?
Antes de abrir um comércio e colocar suas ideias em prática, um empresário precisa aceitar riscos, quebrar paradigmas e encarar os desafios do mercado. A inovação também está relacionada com a aplicação de novas ideias que, para serem colocadas em prática, necessitam do espírito empreendedor do empresário. Por isso, não considere a inovação algo “divino” e que está fora de seu alcance. Você pode ser inovador e adaptar seu negócio ao mercado, seja através de novas tecnologias ou novos modelos. A seguir, veja algumas dicas de como para praticar a inovação em seu comércio.
Faça um bom planejamento
Antes de começar a pensar em novas ideias, analise quais os objetivos que precisa alcançar e todos os passos que precisa dar para adaptar seu comércio e elevar sua competitividade. Após planejar isso, busque ideias e coloque a inovação em prática.
“Pense fora da caixa”
Esteja sempre aberto a novas ideias e soluções para problemas, sem se prender a limites. Procure deixar sua mente livre e anote tudo o que vier à cabeça, seja em blocos de notas, seja em pedaços de papel.
Troque ideias
Convoque toda a sua equipe para discutir problemas e dar opiniões. Assim, você terá visões diferentes para resolver rapidamente uma questão.
Permita-se cometer alguns erros
Para inovar, você precisará cometer alguns erros até atingir seus objetivos. Quando suas ideias não funcionarem, admita a falha e utilize os conhecimentos para tentar algo ainda melhor.
E você, como pratica a inovação em seu empreendimento? O que faz para adaptar seu negócio ao mercado?
Faça aconteceu mude adapte-se.