A concorrência é uma realidade para todas as empresas, independentemente do setor em que elas atuam. Para manter sua empresa competitiva, é importante estudar o mercado em que se atua e seus concorrentes. Com isso, a análise do mercado e da posição de seus concorrentes permite identificar os pontos fortes e fracos de sua empresa, bem como também as oportunidades e ameaças do mercado. Com essas informações, é possível desenvolver estratégias para lidar com a concorrência e manter sua empresa de forma competitiva (Aproveitando, confira o nosso texto sobre Análise SWOT e SWOT Cruzada).
Além dessa análise, um dos pontos que se é importante ter em sua empresa é um diferencial competitivo, pois é ele o que diferencia seu negócio dos demais. Essa distinção, por sua vez, chama atenção dos clientes e desperta interesse, criando assim uma reputação que destaca dos concorrentes, sendo muitas vezes fator decisivo na hora de decidir entre dois ou mais fornecedores.
Aqui estão 8 dicas de como se diferenciar da concorrência:
1. Conheça o seu negócio: Conheça o seu produto ou serviço, fluxo de caixa e, principalmente, público-alvo. Esses fatores são a base para qualquer ação que o coloque à frente dos demais;
2. Conheça a concorrência: Acompanhe o que os demais empreendedores e do ramo fazem, seu relacionamento com o público, preços e características do que vendem;
3. Estude o mercado: Estude o seu mercado de atuação. Quais são as tendências, como ele funciona e quais as oportunidades aplicáveis a sua empresa;
4. Agregue valor ao seu produto/serviço: Ofereça mais do que o básico esperado…Pode ser um brinde, um produto/serviço adicional, uma experiência etc.;
5. Atendimento personalizado: Ofereça um atendimento personalizado, com uma comunicação humanizada, com foco na atenção e cortesia;
6. Foco no cliente: Conheça quem é o seu cliente. Entenda as necessidades e desejos dele e ofereça soluções que atendam às suas dores e desejos;
7. Tenha um processo de Onboarding: O onboarding (do inglês “integração”) é uma etapa fundamental nas empresas, pois ele tem como foco a satisfação do cliente e estreitar o relacionamento entre ele e a empresa, através de práticas que ajudam o cliente a entender como funciona seu produto/serviço, além de orientar e oferecer um treinamento para que seja extraído o máximo de benefícios possíveis;
8. Tenha um pós-venda: Ter um pós-venda ativo irá garantir uma jornada de mais sucesso com o seu cliente, diminuindo a porcentagem de cancelamento/desistência, aumentando a fidelização e consequentemente a número de indicação.
Por fim, a busca pela diferenciação é fundamental para as empresas que desejam se destacar, reter e conquistar novos clientes. É através do diferencial competitivo que será possível se distinguir da concorrência, oferecendo produtos e serviços únicos e de qualidade superior. e oferecer soluções mais adequadas às necessidades dos clientes.
Espero que essas dicas ajudem a manter sua empresa competitiva e destacada em relação aos seus concorrentes!