“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu”, diz a Bíblia. A psicologia experimental tratou de traduzir isso em miúdos. Eis o melhor dia e hora para algumas das nossas tarefas no trabalho:
1. Enviar um e-mail longo. O e-mail é de trabalho, mas há mais chances de ser lido se for postado no fim de semana, período em que chega pouca correspondência eletrônica.
2. Receber resposta imediata para um e-mail. Envie de manhã cedinho, entre 6h e 7h, quando os índices de resposta são os mais altos, cerca de 45%.
3. Marcar a reunião semanal. Para aborrecimento de muitos e ausência de outros, ela costuma ser agendada para segunda-feira de manhã. O ideal é marcar para as 15h da terça-feira, “a máxima distância possível entre os prazos desta semana e os atrasos da semana anterior”.
4. Tomar uma decisão importante. Manhã e começo da tarde, porque costumamos estar de estômago cheio nesses períodos. É nessa condição confortável que tomamos as decisões mais sensatas.
5. Pedir aumento. Qualquer manhã da semana, horário em que os chefes estão mais descansados e, portanto, com a cabeça mais aberta.
6. Fazer um brainstorm. No fim da tarde para quem acorda cedo e de manhã para quem é notívago. Explica-se: recentemente descobriu-se que a criatividade se manifesta melhor quando estamos cansados. notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.