O invernou começou e a dica é tomar um banho frio! Mas como deixar o quentinho desse momento de relaxamento do corpo para sentir a água gelada? A dermatologista Luciana Abreu explica que a água fria é uma aliada para a pele e cabelo, impedindo que a umidade natural e os óleos sejam perdidos.
“A água quente resseca a pele, enquanto a fria acalma e contrai os poros, impedindo-os de ficarem obstruídos com impurezas e excesso de sebo. Além disso, a pele fica mais macia, reduzindo a vermelhidão e até o inchaço facial e da região dos olhos”, diz.
O banho frio para muitos é um teste de autocontrole, você deve se concentrar nos motivos para fazê-lo e encarar o desafio. Isso faz com que seu corpo fique mais ativo e mais propício a encarar os desafios do dia-a-dia.
O educador físico Nuno Cobra fala disso em seu livro - A Semente da Vitória. Ele explica que quando uma pessoa já se molhou com água fria, não existe nada que as assuste, pois elas já entregaram seu corpo a uma purificação gelada, coisa que geralmente pensam muito antes de fazer.
Nos filmes de James Bond, o agente secreto costuma tomar o “banho escocês”, começando com água quente seguida de uma ducha fria ao final, técnica que provoca a vasodilatação e vasoconstrição, de forma a aumentar o metabolismo. Essa é uma boa tática para colocar o banho frio na rotina não?
A dica da dermatologista é iniciar a ducha com água morna e nos dois minutos finais mudar a temperatura para fria. “Quanto mais praticado este hábito do banho frio, melhor será para a pele. Os benefícios já são notados a partir da primeira semana”, explica. notícias da mídia Autores variados