Pode parecer estranho, mas vou falar sobre a importância da luz, não para nossas vidas e para nosso cotidiano, pois disso todo mundo sabe e conhece muito bem. Basta faltar por uma ou duas horas na vida da gente que a escuridão e os impedimentos naturais nos colocarão em estado de pânico.
Quero conversar hoje sobre a importância de uma boa iluminação no interior de uma loja. Nós sabemos que uma empresa comercial, onde seus clientes são recebidos, muitas vezes senhoras e crianças, deve estar em boas condições em todos os sentidos, mas na nossa conversa de hoje quero me ater na iluminação. Como nós estamos próximos ao natal e nessa época as lojas de roupas, presentes, calçados e de muitos outros gêneros serão freqüentadas em alta escala, vamos tomar como referência esse tipo de atividade.
Embora já tenha, em artigos anteriores, feito menção sobre esse assunto, hoje gostaria de, me desculpem o trocadilho, “clarear” um pouco mais e colocar os benefícios que, sem que muitos percebam ou valorizem, uma perfeita iluminação pode causar para uma empresa e, consequentemente, para as pessoas que a freqüentam.
Primeiramente vamos direto para o momento de uma compra, onde uma cliente sua está às voltas para achar uma blusa que usará em uma festa logo mais à noite. A vendedora, com toda atenção e gentileza, após ter apurado com a cliente sobre algumas características esperadas, como modelo, tamanho, estilo e cor. Este último detalhe é fundamental, pois, a cor desejada irá combinar com uma calça que já possua e com os sapatos também. E tem a questão do gosto. Isso não se discute.
Bem, se a iluminação dessa loja estiver inadequada, mal calculada e com aquelas costumeiras lâmpadas queimadas, que, aliás, já há muito tempo o empresário está planejando trocar, a tarefa de se encontrar a tal blusa poderá ficar comprometida. Pode parecer exagero, mas, uma luz fraca sobre os balcões e pior ainda, no provador, pode desestimular a cliente a comprar e o pior, fazer com que ao chegar em casa ela constate que o efeito da roupa não era o desejado.
A boa iluminação torna o ambiente mais alegre, além de exercer a sensação de organização e até de glamour. Os clientes gostam disso, se sentem valorizados e eles merecem. A loja existe pra eles e em função deles.
Outro fator, se não o mais importante, podemos considerá-lo como muitíssimo importante. Trata-se da impressão que uma loja escura causa nas pessoas que estão passando pela rua. A boa luminosidade exerce um fator lúdico nas pessoas e praticamente as atraem para dentro. È sintomático. A claridade, que favorece a ampla visibilidade interior, sem duvida, convida as pessoas a se aproximarem e entrarem.
Devemos lembrar que outros cuidados são inerentes ao processo como um todo. A vitrine, quando houver, deve sempre estar arrumada, com base na sua devida programação, e a entrada não deve estar entulhada de mercadorias. Isto causa o efeito contrário e passa a idéia de desordem e bagunça. A loja deve ser organizada e conservada para receber seus clientes, assim como deixamos nossa casa para receber nossas visitas, amigos e parentes.
Luz é vida.
Luiz Antonio Farina Dias , Consultor Empresarial. Engenheiro, Economista. Pós Graduado em Gerência Empresarial pela FACESM. Pós Graduado em Qualidade e Produtividade pelo Departamento de Engenharia de Produção da UNIFEI. Mestre em Engenharia de Produção pela UNIFEI. Professor Universitário. Para falar com o autor, use o e-mail luizfarina@bol.com.br