Você sabia que conhecer os hábitos de compra de seu cliente o ajudam a vender mais? Conhecer seu clientes é importante ajuda a traçar melhores estratégias, direcionar suas campanhas de marketings e a oferecer o produto certo na venda.
Abaixo mostraremos quais são as facilidades que a sua empresa pode encontrar ao conhecer melhor os seus clientes em diversas frentes. Vamos lá?
Por que conhecer o cliente antes de vender para ele?
1 – Melhora o relacionamento com o público
Saber o que o seu cliente deseja é fundamental para melhorar suas vendas.
Isso acontece porque, quando você conhece o seu público, você sabe quais são as necessidades dele e as preferências. Assim, fica muito mais fácil de entrar em contato, oferecer o produto certo e deixá-lo satisfeito.
Em um segmento em que a concorrência é sempre acirrada, negócios que não colocam o cliente como prioridade acabam tendo dificuldade de sobreviver.
É fundamental que a sua empresa foque todas as suas estratégias ao que o cliente precisa. Portanto, busque saber desde a escolha do produto, estoque até a estratégias de marketing.
Hoje em dia os clientes se tornaram muito mais exigentes e buscam comprar em empresas que oferecem para eles tudo o que eles precisam.
2 – Ofereça o produto para quem pode pagar
Se a sua empresa quer vender os seus produtos premium, é fundamental que ele seja oferecido para as pessoas que podem pagar por ele.
Mas, como saber disso? Uma ótima maneira é conhecer bem o seu cliente e saber se eles têm uma situação financeira para comprar esse tipo de produto.
Esse simples ato pode ajudar a sua empresa a se livrar de oferecer produtos e gastar dinheiro em campanhas de marketing com clientes que não têm a menor chance de comprar.
Além disso, ao oferecer produtos premium apenas para clientes que podem pagar, você mostra que se preocupa com o seu lead, mostrando que não deseja que ele se endivide para obter o produto e que a sua empresa oferece alternativas.
3 – Desenvolve estratégias focadas no cliente
Conhecer o seu cliente ajuda e muito na hora de aplicar estratégias que ajude a vender mais e melhorar a conversão da empresa.
No marketing de conteúdo, por exemplo, é importante saber quais são os tipos de conteúdo que esse público consome para ser encontrado por ele nos motores de busca.
A partir disso é possível usar palavras-chave específicas, que irão ajudar o potencial cliente a encontrar a sua empresa.
As redes sociais como foco de vendas e campanhas também é uma ótima estratégia. Entretanto, ela só vai funcionar se você saber onde estão os seus potenciais clientes, quais são as redes sociais que eles mais usam.
Além disso, na hora de criar uma campanha, é importante saber as características do cliente para ser possível realizar uma segmentação mais assertiva e assim alcançar as pessoas que têm mais potencial para comprar.
4 – Desenvolver produtos de qualidade
Se você entende quem é o seu cliente e o que ele gosta, fica muito mais simples desenvolver novos produtos para atendê-lo.
Por outro lado, quando a empresa cria um produto sem nenhum embasamento, as chances de ser prejudicado financeiramente são bem grandes.
5 – Se atualizar com os hábitos de consumo
Frequentemente os hábitos de compra dos consumidores vão variando, conforme as necessidades, canais de comunicação, atualização de produtos e o desenvolvimento da tecnologia.
Se você não acompanha o seu público e não sabe como eles são hoje e quais são as tendências que estão impactando-os, fica difícil vender de maneira constante.
6 – Criar um funil de vendas adequado
Conhecendo o seu cliente você consegue averiguar qual é a jornada de compra que ele percorre até chegar ao seu produto.
Sabendo quais são os caminhos que ele percorre fica muito mais fácil desenvolver estratégias onde a sua empresa estará presente em todas as etapas para guiar o cliente em direção ao produto.
Além disso, você saberá quais são os formatos de conteúdo que chamam mais a atenção desse público e a partir disso criar campanhas focadas na conversão.
7 – Determina qual será o tom de voz da empresa:
A linguagem que a empresa usa para se comunicar com o seu público precisa estar de acordo com o que eles estão acostumados.
Não adianta nem um pouco você falar com cheios de gírias se o seu público é a terceira ideia. Da mesma forma, não adianta criar um site de advocacia para as pessoas entenderem o seu trabalho e usar termos complexos que as pessoas leigas não fazem a menor ideia.
Nada disso acontece se você sabe quem é a sua persona e quais são as principais características do seu público.
Como você pode captar esses dados dos clientes?
Agora que você sabe o porquê é importante conhecer os seus clientes antes de vender, vamos mostrar como você pode adquirir esses dados deles e a partir disso, obter todos os benefícios que citamos acima.
– Faça uma pesquisa de pós-venda: as antigas e tradicionais pesquisas de satisfação continuam sendo uma ótima ferramenta para você saber como o cliente se sente com relação a sua marca e assim melhorar suas estratégias.
– Use as métricas a seu favor: as métricas conquistadas a partir de campanhas é uma ótima maneira de você conhecer o seu público. Pegue os dados das campanhas que funcionaram e verifique algumas características do seu público.
– Verifique a jornada de compra: uma das melhores oportunidades de você obter características específicas do seu cliente é verificar como é o processo de compra dele. Para isso, use ferramentas como pixel e cookies.
– Crie formulários: por fim, você pode criar formulários e oferecer algum produto ou conteúdo de alta qualidade ao cliente para que ele deixe os seus contatos, além da idade, escolaridade e gênero.
Por: Sales Cope notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.