Você é daqueles que odeia clientes chatos? Fica procurando mil maneiras de como dispensar um cliente chato? Bem, não se recrimine por isso. Ninguém gosta de clientes chatos.
Mas saiba que ter clientes chatos pode representar algumas vantagens para o seu negócio.
Duvida?
Então, acompanhe este post e conheça as 5 vantagens de lidar com clientes chatos. Além disso, como bônus, você vai conhecer 3 dicas do Thiago Concer de como tratar um cliente chato para vender mais!
5 vantagens de ter “clientes chatos” que te ajudam a fechar mais negócios
1. Clientes chatos te tiram da zona de conforto
Se não fossem os clientes chatos, talvez você começasse a se acomodar no trabalho e a não evoluir.
Quando tudo fica fácil demais, sem desafios, as pessoas tendem a perder a motivação no trabalho e a vontade de se superar.
E é exatamente na hora de convencer aquele cliente chato, ou aquele que só pede desconto, ou ainda aquele grande cliente da concorrência que você está ‘namorando’ há tempos que damos o melhor de nós.
Aproveite os clientes chatos não para ficar de mau humor, mas para se motivar cada vez mais, sempre que fechar um pedido com eles!
2. Clientes chatos querem comprar de você
Se não, porque insistiriam tanto?
O cliente é chato porque quer vantagens extras, reclama de tudo, liga para dizer que não estava bom. Mas, quando precisa, volta a entrar em contato com sua empresa.
Com a mesma ‘chatura’, e também com a mesma vontade de comprar.
3. Antes um cliente chato do que um que pede desconto
Ou pior, um cliente inadimplente! Dos muitos defeitos que um cliente pode ter, ser chato é um dos menos danosos. Tudo bem, abala um pouco o seu bom humor e suga suas energias, mas faz parte do trabalho.
Aprenda a superar isso e você vai começar a valorizar mais os clientes chatos, principalmente se são “tão chatos” que te ligam toda semana para renovar um pedido cheio de exigências estranhas… mas toda semana tem pedido!
4. Clientes chatos só compram o melhor
Já pensou nisso? Se o cliente chato insiste em comprar de você, é porque os produtos ou serviços de sua empresa são os únicos que passam pelo extremamente elevado critério de qualidade dele.
Portanto, mais um motivo para comemorar, não para reclamar e resmungar. Mude o o foco para o lado positivo!
5. Clientes chatos apontam oportunidades de melhoria
Por fim, a grande vantagem de contar com alguns clientes chatos: eles “colocam o dedo na ferida!”. Você descobre as oportunidades de melhoria de seus processos de negócio!
Eles te mostram que tem muitas coisas em sua empresa que precisa ser melhorada. São detalhes insignificantes que nenhum outro cliente comenta? Será mesmo?
Fique atento ao que dizem os cliente chatos e lembre-se da famosa frase de Bill Gates:
“Seus clientes insatisfeitos são a sua maior fonte de aprendizado”
3 dicas de como atender um cliente chato
1. Estude o mercado e refute reclamações
Clientes chatos, muitas vezes, são assim como uma técnica de vendas. Eles reclamam de tudo só para desestabilizar o vendedor.
Por isso, se você estudar o mercado e souber que, na verdade, o setor dele vai indo bem, você pode sinalizar isso para ele. Assim, desarma essa argumentação de que tudo vai mal e que não tem como comprar sem descontos ou facilidades.
2. Acredite no seu produto
Se você acredita que seu produto ou serviço é mesmo bom, deixe o cliente ser chato à vontade.
Trate-o como você trata todos os demais clientes da empresa e mostre que suas reclamações não afetam sua maneira de negociar.
Não se deixe levar pelo apelo emocional negativo do chato: confie nas soluções que sua empresa oferece!
E mais, caso ele diga que a empresa está vendendo pouco, questione quias produtos ou serviços estão com baixa saída. Será que os da sua empresa estão mesmo nessa lista?
3. Mude o astral do cliente chato
Clientes chatos podem ser muito negativos. Por isso, seja a pessoa que traz um pouco mais de otimismo para a vida dele.
Como diz o autor deste vídeo: um bom vendedor também tem que ser portador de boas notícias!
Assim, se o cliente começar reclamar, tente mudar de assunto. Procure algum fato positivo e altere a polaridade dessa conversa.
Por: Agendor
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