Não se sabe ao certo qual é a autoria, mas é comumente atribuída ao filósofo grego Aristóteles uma frase que diz: “Só existe uma maneira de evitar as críticas: não fazer nada, não dizer nada e não ser nada”. Isso significa que as críticas sempre surgirão na nossa vida, independentemente do que estejamos fazendo.
Dessa forma, temos duas opções: parar de agir ou aprender a lidar com as críticas. Esperamos fortemente que você escolha a segunda opção, certo? Para isso, há algumas atitudes que são recomendadas, afinal, ser criticado é sempre algo complexo. Continue a leitura a seguir e saiba como crescer nesses momentos!
1. Mantenha a calma
Em primeiro lugar, procure administrar as suas emoções. Controlar os sentimentos é algo difícil, para não dizer impossível. Entretanto, o que está sob o nosso controle são as nossas atitudes, ou seja, a forma como reagimos àquilo que nos ocorre. Nesse sentido, entenda que uma crítica pode dizer mais sobre a pessoa que critica do que sobre quem é criticado. Trata-se apenas de uma opinião, de modo que você pode ou não levá-la em consideração. Então, respire fundo antes de dar qualquer resposta.
2. Analise a crítica: quem, como e por que
Em segundo lugar, faça a si mesmo as seguintes perguntas: quem está me criticando? Como a crítica está sendo feita? Essa pessoa tem o real propósito de me ajudar? Existem críticas que são construtivas, ou seja, éticas e com o real objetivo de nos ajudar. No entanto, há muitas pessoas que criticam apenas para menosprezar o outro e sentirem-se melhores consigo mesmas. Nesse último caso, descarte os comentários recebidos, pois eles não serão úteis — ao contrário, podem prejudicá-lo.
3. Faça uma autoavaliação
Outro aspecto a considerar é: será que as críticas recebidas fazem algum sentido? Faça uma autoavaliação honesta. Pode ser que você realmente descubra pontos de melhoria nas diferentes áreas da sua vida, o que tende a conduzi-lo em um processo de evolução pessoal. Algumas das críticas recebidas, porém, podem não fazer sentido, e está tudo bem se você não concordar com elas. Como tudo na vida, há sempre alguma parte a ser aproveitada, mas, para isso, é necessário autoconhecimento.
4. Escolha as suas batalhas
Em alguns momentos, você vai ter que se posicionar. Se alguém fez uma crítica que pode comprometer o seu futuro profissional ou mesmo ofender a sua honra, você tem o direito — e até a necessidade — de se impor e dizer que nada daquilo que foi dito faz sentido. Se você não fizer isso, estará “autorizando” a pessoa a continuar sendo desrespeitosa com você. Contudo, se a crítica foi de pouca importância ou se partiu de alguém sem relevância na sua vida, o melhor a fazer é ignorar.
5. Peça um feedback adicional
Nem sempre as críticas são claras. Às vezes, nós mesmos ficamos em dúvida se elas fazem sentido ou não. Nesse caso, uma dica é conversar com alguém da sua confiança e pedir sinceridade. Você pode dizer, por exemplo: “Fulano disse que eu tendo a forçar a minha opinião sobre outras pessoas. Você acha que eu ajo dessa forma?”. Uma segunda opinião pode ajudá-lo a compreender a crítica com mais clareza, percebendo como ela se aplica à sua realidade.
6. Agradeça quando a crítica for construtiva
Quando perceber que a crítica for construtiva e que a pessoa que a fizer estiver realmente querendo ajudar você, agradeça. Esse é um sinal de humildade, indicando que as observações feitas foram entendidas e acolhidas. Essa é também uma demonstração de maturidade e de disposição para crescer. Essa atitude pode beneficiá-lo em diferentes aspectos, como na vida profissional, na família, nos relacionamentos amorosos, nos círculos sociais, e por aí vai.
7. Foque nos seus objetivos
As críticas construtivas devem servir de auxílio ao seu aperfeiçoamento. Qualquer comentário recebido que não se enquadre nesse processo pode e deve ser ignorado. Nesse sentido, mantenha o foco nos objetivos que você pretende alcançar. Lembre-se sempre das suas qualidades, dos seus conhecimentos e das suas habilidades. Em conjunto, todas essas características contribuirão para que você alcance o seu estado desejado. Assim, procure cercar-se de quem quer o seu bem e o incentiva no dia a dia.
8. Desenvolva a resiliência
É muito comum que, ao receber uma crítica indesejada, a pessoa queira “dar o troco”, criticando e até ofendendo a pessoa que iniciou a discussão. Não caia nessa “pilha”. Nessas horas, lembre-se de ser resiliente, ou seja, de ter maturidade e inteligência emocional para não levar os comentários para o lado pessoal. Lembre-se de que opiniões não são verdades absolutas e que as dificuldades podem potencializar as nossas forças e nos levar a grandes conquistas. Seja paciente e persistente.
9. Construa uma rede de apoio
Para que você saiba diferenciar as críticas úteis das inúteis, é importante desenvolver o autoconhecimento e contar com uma rede de apoio sólida. Portanto, tenha pessoas de confiança por perto — pessoas que você sabe que serão sinceras com você e que dirão os pontos em que você pode melhorar, mas sem ofender ou derrubar a sua autoestima. Essas pessoas podem ser amigos, familiares, colegas de trabalho, enfim, indivíduos com quem você possa compartilhar os seus sentimentos e obter diferentes perspectivas.
10. Continue crescendo
Por fim, recolha as críticas recebidas e, separando as que fazem sentido, utilize-as para continuar crescendo. Muitas vezes, é identificando os nossos erros e pontos de melhoria que conseguimos nos aprimorar em diferentes aspectos. Isso vale para os feedbacks profissionais do chefe, para os conselhos dos pais e até para aquele toque do amigo. Use essas experiências para ampliar a sua autoconsciência e mergulhar de vez no autodesenvolvimento.
Lembre-se sempre de que o crescimento pessoal é um processo contínuo, e aprender a lidar com as críticas de maneira construtiva é uma habilidade valiosa que pode contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Coloque as dicas acima em prática e continue progredindo!
E você, ser de luz, tem lidado bem com as críticas recebidas? Como? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
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