AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» O que é Boa Vista SCPC?
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Comportamento.



Publicado em: 21/06/2024

Muitos profissionais têm dúvidas na hora de aceitar uma nova oportunidade de emprego: o que, afinal, considerar em uma proposta? Quais os principais critérios, independentemente da profissão e função? Em uma atmosfera em que a competitividade é ainda mais acirrada e o mercado exige um grau de qualificação mais elevado, sendo que o desemprego continua em alta, mesmo assim cabe analisar quais os critérios devem ser considerados na hora de aceitar uma vaga. Veja quais são!

O que considerar ao aceitar uma nova proposta de emprego?
Nem sempre o que é anunciado e prometido pela empresa pode ser uma justificativa de aceitação. É preciso ler nas entrelinhas a oferta de emprego. Além disso, há outros fatores bem pontuais que podem ou não fazer a diferença na sua aceitação. Vejamos alguns dos principais critérios que todo profissional deve considerar antes de aceitar a nova oportunidade.

Saúde financeira da empresa
Tudo bem que muitos profissionais querem mesmo, num primeiro momento, saber qual será o salário, os benefícios e as possibilidades de crescimento na empresa. Mas e se a empresa não anda bem financeiramente, quais promessas poderá garantir ao longo do tempo?
Faça uma pesquisa sobre a saúde financeira da empresa contratante – qual a sua postura no mercado, quem são seus clientes, quais são os seus projetos, etc. Confira se a empresa tem capital aberto – neste caso, verifique as informações dela no site da CVM – Comissão de Valores Mobiliários. Confira ainda se aa empresa passa por um processo de reestruturação, pois os riscos são maiores. Converse ainda com funcionários e ex-funcionários sobre qual a condição da empresa.

Cultura organizacional
Verifique os valores práticos e a lógica de negócios adotada pela empresa. Muitos profissionais aceitam propostas sem saber que os valores da empresa são meramente decorativos ou são divergentes dos seus próprios valores.
Veja se a empresa possui ainda projetos sociais e sustentáveis, que indicam a prática destes valores. Pesquise bem em seu site sobre as características imateriais e éticas da empresa.

Responsabilidades, oportunidades e desafios
O que a empresa está oferecendo além de salário e benefícios? Só isso não basta para aceitar uma proposta de emprego. Veja quais as expectativas da empresa em relação aos cargos, quais serão os desafios e perspectivas quanto ao novo colaborador e o que ele pode esperar desta experiência.
Tenha sempre em mente quais são as suas competências habilidades e objetivos e faça uma comparação sobre as ofertas que há nesta nova oportunidade. É preciso que você avalie se está preparado para este desafio, mas precisa conferir se a empresa tem o perfil para os desafios que gostaria de empreender.

Tipo de gestão
Fique de olho no estilo de gestão da empresa. Por exemplo, qual o estilo de liderança do gestor a quem você irá se reportar, caso aceite a proposta? Empresas mais tradicionalistas podem ser um desafio para o profissional contemporâneo, assim como empresas que seguem um paradigma ultramoderno e baseado na autonomia pode ser drástico para aquele profissional menos ousado. Pense sempre em médio e longo prazo e coloque-se no lugar de alguém que trabalha lá – visualize-se e veja como se sente com este tipo de gestão.

Critérios pessoais
Há milhares de critérios pessoais que podem servir de critério. Faça uma lista dos seus. Por exemplo, se a empresa é longe da sua casa, vale a pena as horas perdidas no trânsito? O cargo compensa? Esta oportunidade deixará você mais próximo das suas metas pessoais? O salário cobre seus gastos pessoais? Se possui filhos, terá tempo suficiente de convivência? A empresa corresponde ao que quer para a sua carreira? Esta vaga exige mudanças drásticas? Faça um checklist sobre o que é importante e não quer abrir mão referente ao novo emprego.

Carreira, ciclos e plano de cargos e salários
Ter um plano de cargos e salários pode indicar mais segurança ao trabalhador que procura oportunidades construtivas e prolongadas. Veja o que este plano tem a oferecer à sua carreira e como funcionam os seus ciclos. Veja ainda o que terá que fazer para transcender cada fase.

Remuneração e benefícios
O salário e os benefícios com certeza são critérios importantes, mesmo não sendo os únicos. Confira qual é o pacote de remuneração oferecido, se está dentro do que é praticado pelo mercado. Veja se este pacote cobre as suas necessidades e desejos e veja ainda como a empresa movimenta e incentiva seus funcionários através destes números.

Por: Eduardo Saigh




notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.

AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide