É verdade que há momentos em que nossos problemas parecem nos sufocar, tornando a nossa vida simplesmente insuportável, mas infelizmente temos que admitir que ficar desesperados não fará com que eles sumam. Sempre teremos problemas enquanto formos vivos. Então, o melhor é que aprendamos a lidar com eles para que eles não façam nossa vida ficar estagnada, até porque temos de lembrar bem que não há ninguém que passe por esta vida sem enfrentar problemas. Todo mundo passará por problemas de ordem emocional, financeira, familiar e de saúde.
Temos que pensar em como enfrentar nossos problemas com inteligência. E como podemos fazê-lo? Procurando alguém de confiança com quem desabafar e se aconselhar, fazendo terapia, tentar nos manter calmos e lembrar que todos os problemas são passageiros e que manter nosso equilíbrio emocional é muito importante para que não adoeçamos, ainda que saibamos bem que isso nem sempre é possível. Muitas pessoas, devido aos problemas que enfrentam, terminam por adoecer emocionalmente e desenvolvendo problemas de saúde física e mental, como a depressão e a ansiedade. Todos nós somos vulneráveis e podemos passar por períodos nos quais nos sentiremos impotentes diante das adversidades da vida. Ninguém pode dizer que nunca passou por uma época na qual se sentiu fraco e incapaz de agir.
Ainda por cima, é bom lembrar que reclamar o tempo todo apenas fará o problema parecer muito maior do que realmente é. Claro que nem sempre podemos evitar reclamar, entretanto temos de tomar cuidado para não fazer disto um hábito ou nos tornaremos pessoas realmente insuportáveis. Não haverá quem nos aguente, até porque ninguém é obrigado a suportar uma pessoa que se queixa de tudo o tempo todo. Desabafar é bom, só que não podemos fazer os ouvidos dos outros de lixeira, principalmente porque eles também têm seus próprios problemas para lidar. Pensar apenas em nossos problemas é uma atitude egoísta. Do mesmo jeito que queremos ser ouvidos, temos que saber ouvir. Outra coisa que devemos fazer é tomar cuidado para não fugir dos problemas recorrendo ao álcool, drogas ou outras formas de escapismo. Isso só nos trará novos problemas para enfrentar.
Aceitemos que ter problemas é algo de que pessoa alguma está livre e não devemos nos sentir injustiçados por causa disso. A vida nunca foi e nunca será descomplicada. Então, tentemos enfrentar nossos problemas cuidando de nós mesmos, não pensando o tempo todo em coisas desagradáveis, fazendo coisas de que gostamos e não vivendo em função das intempéries que aparecem diante de nós ou nunca seremos pessoas felizes.
Por: Viver Bem notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.