O executivo, conhecido por seus conselhos, é o mentor ideal para aqueles que desejam ser bem-sucedidos
Bill Gates, cofundador da Microsoft, co-presidente da Fundação Bill e Melinda Gates e um dos homens mais ricos do mundo, é conhecido por sua sabedoria perspicaz e suas declarações notáveis.
Em sua coluna para a Inc., Marcel Schwantes cita quatro dicas memoráveis dadas pelo executivo para ajudar as pessoas a trilharem um caminho para o sucesso:
Sobre abraçar suas particularidades
“Não se compare com nada neste mundo… Se você o fizer, está insultando a si mesmo”.
No mundo interconectado dos dias atuais, é fácil que indivíduos caiam na armadilha de se comparar com outros. Plataformas de redes sociais, em particular, amplificam essa tendência. Infelizmente, comparações constantes podem levar a um ciclo destrutivo de dúvidas sobre si mesmo, ansiedade e insegurança.
Quando as pessoas se comparam com outras, frequentemente esquecem que estão olhando apenas para relances de suas vidas. Consequentemente, colocam expectativas irreais sobre elas mesmas, perseguindo uma versão de sucesso que não se alinha com suas paixões, valores e forças.
A frase de Bill Gates pode lembrá-las sobre o valor da autoaceitação e de reconhecer suas individualidades. Cada uma delas possui talentos, experiências e perspectivas únicas que as tornam quem são. Então, ao invés de buscar por validação e aprovação através de comparações externas, Gates as encoraja a abraçar suas particularidades e focar em seus crescimentos e aprimoramentos pessoais. Qualquer coisa a menos que isto é um insulto à sua inteligência e dignidade.
Sobre falhar e aprender com seus erros
“Está tudo bem celebrar o sucesso, mas é mais importante guardar as lições do fracasso”.
Sucesso não é um conceito simples, onde tudo além dele se torna automaticamente em um fracasso. Infelizmente, essa crença cultiva o medo de falhar e desencoraja tentativas. Abraçar uma visão mais relativa do sucesso pode liberar as pessoas desses temores e as empoderar para que elas corram riscos e persigam suas metas com uma perspectiva mais ampla.
Sobre aceitar responsabilidade pessoal pela sua vida
“Se você nasceu pobre, não é sua culpa. Mas se você morrer pobre, é sua culpa”.
Nascer na pobreza, encarando dificuldades econômicas ou experimentando desvantagens sociais, não são escolhas que pessoas fazem de forma consciente. A segunda parte da mensagem de Gates, no entanto, carrega uma mensagem transformativa: assuma responsabilidade pela sua vida e suas escolhas.
Ainda que as circunstâncias de nascença possam ser desafiadoras, as decisões tomadas por uma pessoa podem influenciar significantemente sua trajetória. Abraçar sua responsabilidade pessoal empodera indíviduos para que tomem controle sobre suas vidas, se libertando de um ciclo de pobreza e perseguindo oportunidades de crescimento e sucesso.
Sobre evitar a armadilha da complacência
“Sucesso é um professor sujo. Ele faz com que pessoas inteligentes acreditem que não podem perder”.
Esta frase já foi interpretada de diversas formas. Para Schwantes, se trata dos possíveis efeitos negativos que uma vitória pode causar ao psicológico de quem a conquista.
Quando uma pessoa atinge suas grandes metas e sonhos, é tomada pela emocionante sensação de realização. O sucesso, no entanto, pode guiar até os indivíduos mais inteligentes até um falso sentimento de segurança, os fazendo acreditar que são invencíveis. É aí que a complacência entra, prejudicando seus crescimentos e bloqueando seus caminhos para futuros feitos.
Para evitar esta enrascada, executivos de sucesso cultivam uma mentalidade que os mantém abertos para novas ideias e os encoraja a tomar riscos calculados para criar e inovar. Eles permanecem com os pés no chão e buscam feedbacks de seus colegas, mentores e clientes.
Assim, de acordo com o conselho de Bill Gates, é importante manter a humildade, ouvir os pontos de vista de outras pessoas e aprender com elas de forma constante. Esta é uma boa estratégia para alcançar o sucesso.
Por: Anna Dulce
notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.