Muitas vezes, perceber a importância de conhecer a estrada antes de embarcar, pode conduzir ao destino com bastante segurança. Entender o objetivo da viagem permite mudar a rota quando tudo parecer muito distante, complicado e por vezes, perigoso. Por isso tamanha relevância de saber o motivo para estar seguindo por esse ou aquele caminho. O destino é o caminho.
Não é somente conhecer os detalhes do mapa como fazem os navegadores do rally, onde cada desenho tem um significado diferente. Mas sobre saber pra que serve cada parada, o momento certo de esvaziar a cabeça (e os pulmões) de preocupações e aproveitar a paisagem. Não tem segredo respirar o ar puro, mas saber respirar é o segredo.
“Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu. É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu.” – Ana Vilela – Trem-Bala
Encontrar o destino e saber o caminho parece algo distante, burocrático. Chato e previsível, talvez. Enquanto saber o destino é seguro. Divertido e surpreendente, com certeza. Saber onde se quer chegar, fazer o que for preciso. E depois de um ou outro solavanco, estradas e pontes, qualquer obstáculo que dificulte ou embeleze o caminho mantém o destino intacto. Te esperando.
Com ou sem mapa, navegador ou ar puro, é inevitável encontrar problemas no meio do caminho. É onde as coisas acontecem para que tudo valha a pena. Pois é quando tudo parece mais difícil que ocorre a mudança, aquele esforço a mais, aquele gás a mais, aquela descoberta de motivação que estava escondida por baixo da escada que te fez subir.
“Tudo isso vale pelo destino”, já ouviu? Com certeza! E por isso saber onde se quer chegar torna tudo mais motivador, mais estimulante, mais desafiador, pois está lá o seu propósito lembrando todos os porquês. Aproveitar cada momento, perceber o valor do tempo, perceber as tonalidades das cores em cada paisagem que se apresenta valoriza ainda mais o caminho, já que o destino está lá. Te conduzindo.
“O elemento mais valioso para a alma humana em evolução nesse planeta é o tempo. Quando você menos espera o jogo acaba. E o que você fez com o seu tempo?” – Sri Prem Baba – Propósito
Então basta olhar para dentro, encontrar o seu motivo de acordar todos os dias e correr atrás de cada caminho novo que vai te levar até lá! Procurar e encontrar pessoas que te ajudarão. Perceber ferramentas que facilitem o processo. Estar atento à saúde e buscar o equilíbrio desejado para que a energia se mantenha a cada passo. Existe então caminho mais agradável do que saber que o destino te espera?
O primeiro passo é perguntar pra si mesmo o principal motivo pelo qual você se energiza a cada novo desafio e então fortalecer cada parte do caminho com ar puro, aproveitando as nuances (das pessoas e dos lugares) para que lá no final seja possível perceber que apesar de todas as cicatrizes, falta de fôlego, um ou outro corte e espinhos, a arte final ficou maravilhosa!
Por: Jonatan Fortes
notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.