Todos nós temos metas e objetivos a realizar, seja entrar em forma ou perder peso, obter uma promoção na carreira, construir um novo negócio, escrever um livro, disputar uma maratona ou ganhar uma competição. E o caminho para isso é traçar um plano de ação e estabelecer um prazo ou data-limite para sua realização.
O problema é quando nos preocupamos apenas com o resultado a ser atingido e não atribuímos a mesma prioridade ao processo que vai nos permitir chegar lá, ou seja as ações que devem ser implementadas para sua concretização.
Assim, é importante distinguir o que é a meta e o que é o processo ou sistema a ser seguido:
• se você é um treinador esportivo, a meta é ganhar o campeonato ou competição. O sistema é o que a sua equipe faz e os treinamentos que pratica a cada dia;
• se você é um escritor ou pretende tornar-se um, sua meta é escrever um livro; o processo é incluir em sua agenda a tarefa de escrever um capítulo ou os capítulos durante a semana;
• se você é um corredor e sua meta é disputar uma maratona, o processo é estabelecer o programa de treinamento mensal.
A questão que pode ser colocada é: Se seguir só o sistema e ignorar a meta, posso ser bem sucedido?
Segundo James Clear, empreendedor e esportista, em um de seus mais acessados posts, a resposta é um enfático sim, e cita o seu próprio exemplo, em defesa dessa tese. Nos últimos 12 meses(na ocasião em que o post foi publicado), ele escreveu cerca de 115.000 palavras em seu blog. Um livro médio tem cerca de 50.000 a 60.000 palavras. Assim, ele escreveu o equivalente a dois livros em um ano.
De acordo,com James Clear,se sua meta fosse escrever dois ou mesmo um livro no ano, a tarefa poderia lhe parecer extremamente difícil e intimidadora, o que poderia levá-lo até mesmo a desistir do projeto. Ao se fixar, porém, na tarefa de escrever um artigo às segundas, quartas e sextas-feiras, o resultado foi 115.000 palavras em 11 meses, o que lhe proporcionou um sentimento de realização ainda maior.
Isso explica porque muitas pessoas, ao focar exclusivamente no resultado final de sua meta ou objetivo, e se darem conta do que ainda falta para chegar lá, terminam por desistir do meio do caminho. Se ao contrário seguirmos um processo de implementação de ações consistentes e o acompanharmos regularmente, comparando a evolução de nosso desempenho atual com o da semana anterior, estaremos permanentemente motivados para atingir o resultado final almejado.
Por isso, em vez de questionar-se sobre quanto ainda falta para chegar ao resultado final que pretende obter e sentir-se desestimulado, pergunte: o que fiz hoje para ficar mais próximo do atingimento de minha meta?
Por: Sérgio Rodrigues notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.