AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» O que é Boa Vista SCPC?
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Comportamento.



Publicado em: 12/09/2022

Você já parou para pensar que pode estar preso em uma zona de conforto e desperdiçando grandes oportunidades de crescimento? Isso mesmo, às vezes, sem perceber está deixando de fazer coisas para se desenvolver, mantendo-se na inércia e acreditando que não há nada que possa fazer para superar a insatisfação.
Acredite, você não precisa continuar seguindo por caminhos que não estão te trazendo satisfação. Escolha mudar, ousar e fazer diferente, assim, poderá se redescobrir e identificar aptidões que nem ao menos sabia que tinha.

Continue lendo para conhecer os principais sinais que mostram que você está preso em uma zona de conforto.

O que é a zona de conforto?
Zona de conforto é o nome dado ao conjunto de pensamentos e ações que uma pessoa tem e que não lhe causam nenhum tipo de medo ou insegurança. É um estado de calmaria, em que o indivíduo se sente confortável realizando suas atividades por já conhecer suas consequências.
À primeira vista, a definição de zona de conforto parece descrever algo positivo e agradável. Entretanto, é preciso destacar que é no desconforto que o desenvolvimento acontece. Sem riscos não há crescimento e nem amadurecimento. Além disso, com o passar do tempo essa atitude pode começar a gerar frustração e insatisfação.

É preciso se manter sempre atento para identificar quando estiver vivendo em uma zona de conforto, deixando passar oportunidades e experiências enriquecedoras. É possível correr riscos de forma controlada e prezando pela sua segurança. Inclusive, muitos deles não oferecem ameaças à sua integridade e o único perigo envolvido é falhar.

Por exemplo, uma pessoa tem o mesmo emprego há anos e deixa de se candidatar a novos cargos na empresa por ter medo de não dar conta de assumir novas obrigações. Assim, permanece na mesma função, vendo todos ao seu redor crescendo e se privando do desenvolvimento por medo de errar.
O grande perigo de ficar preso em uma zona de conforto é sofrer com ideias que começam com: “e seu eu tivesse tentado…”. É se privar de coisas que poderia conquistar e da satisfação que poderia experimentar pelo medo do fracasso.

Será que você está preso em uma zona de conforto? Conheça os sinais!
Para te ajudar a realizar essa reflexão, listamos os principais sinais que mostram que uma pessoa está presa em uma zona de conforto. Faça esse exercício, reflita sobre seu comportamento atual e conclua se está na hora de mudar de postura e se permitir ir além.

1. Não se lembra a última vez que correu riscos
Existem pessoas que têm uma visão equivocada sobre correr riscos, fugindo disso ao máximo. E a verdade é que o crescimento está envolvido em uma série de riscos, o que se inicia logo na infância e apenas se encerra ao final da vida.
Uma criança corre diversos riscos de cair até aprender a andar. Nessas tentativas, muitas resultam em tombos e outras são bem-sucedidas, assim é a vida. Se a família impede o pequenino de tentar manter seu corpo em pé, certamente seu desenvolvimento será prejudicado.

2. Você domina todas as áreas da sua vida
Esse é um sinal que até parece ser positivo, mas pode esconder um grande comodismo. Ser bom em tudo o que faz é ótimo, contudo, pode significar que tem feito sempre as mesmas coisas, sem arriscar e se permitir conhecer o novo.
Isso se aplica tanto ao trabalho, quanto aos relacionamentos e a situações simples do dia a dia. Se já domina todas as receitas que prepara na cozinha e obtém bons resultados, que tal experimentar novas? Assim, se dará a oportunidade de se descobrir um cozinheiro cada vez melhor.

3. As circunstâncias definem seu destino
Analise os últimos anos da sua vida e verifique se o que mais determinou os caminhos percorridos foram as suas escolhas ou as circunstâncias. Claro que, muitas vezes, coisas acontecem e nos surpreendem positivamente. Entretanto, deixar que o acaso se encarregue de tudo é abrir mão do seu poder de decisão.

4. Deixa de fazer as coisas por medo
Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já deixou de fazer algo por medo, isso é natural. Entretanto, quando se torna parte da rotina é preciso ligar o sinal de alerta e tomar uma atitude. Deixar que o medo te domine fará com que se torne refém dele, o que pode trazer consequências sérias.
O nosso cérebro age de forma a nos proteger do desconforto. É por isso que é tão desafiador sairmos da zona de conforto, porque a mente possui mecanismos voltados para a nossa proteção. Porém, em muitas situações, isso não é necessário e esses pensamentos servem apenas para prejudicar nosso desenvolvimento.

5. Não sente empolgação para realizar nada
Quando foi a última vez que se sentiu empolgado para realizar algo, seja no trabalho ou na vida pessoal? Um dos grandes problemas da zona de conforto está exatamente em não experimentar a incrível sensação de estar fazendo algo que te preenche e que possui um forte significado para você.

6. Recusa oportunidades sem nem refletir sobre os benefícios delas
Se você automaticamente responde “não” para qualquer convite que envolva fazer algo diferente do que está habituado, provavelmente está preso em uma zona de conforto. Isso vale tanto para situações profissionais quanto pessoais. O simples fato de aceitar um convite para ir em um lugar novo permitirá que conheça pessoas e possa desfrutar de bons momentos.

7. Sente que está ficando para trás
Por fim, o último sinal de que está vivendo na zona de conforto é a sensação de estar ficando para trás. Olhar para os lados e ver familiares, amigos e colegas de trabalho se desenvolvendo, menos você, pode ser bastante frustrante. Lembrando que as comparações devem ser evitadas, afinal, cada indivíduo é único. Contudo, é preciso fazer a sua parte para aprender, crescer e conquistar o que deseja.
E então, após ler todos os tópicos, acha que está preso em uma zona de conforto? Se a resposta for sim, saiba que sempre é tempo de sair desse lugar e se permitir explorar o novo. Confie em si mesmo, siga em frente e conhecerá a sua força e capacidade.

Por:  José Roberto Marques


notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.

AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide