Às vezes, temos tantas tarefas em um só dia que 24 horas podem não ser suficientes. Trabalho, reuniões, viagens, estudos, projetos, compromissos familiares, amigos e tantos outros afazeres preenchem por completo nossos dias.
Não é raro deixarmos pendências para o outro dia por falta de tempo. Por conta disso, saber gerenciar o tempo faz parte do mundo corporativo atual, pois tudo se tornou imprescindível e urgente.
A pressa é inimiga da perfeição, então se estamos atrasados podemos acabar esquecendo documentos entre outros itens importantes. A principal razão para toda essa falta de tempo, entretanto, continua sendo a falta de planejamento pessoal e de carreira.
Uma rotina sem planejamento pode causar a perda do foco com facilidade. Isso leva ao esquecimento de prazos e atrasos em reuniões, o que pode colocar sua produtividade e até o emprego em risco.
Continue lendo para entender como o mau gerenciamento do tempo pode ser prejudicial para sua carreira e como melhorar sua organização de afazeres.
Por que o bom gerenciamento do tempo é importante?
Se você vive com a sensação de estar atrasado com suas entregas deve se atentar para como está gerenciando seu tempo. Saber dividir bem o tempo disponível entre as atividades diárias contribui para alcançar bons resultados.
Organizar o tempo permite trabalhar com mais foco e obter resultados de maior qualidade. A redução da pressão de estar sempre em cima dos prazos ajuda a tornar seu dia a dia menos estressante.
Como o mau gerenciamento do tempo pode ser prejudicial para a carreira?
Vivemos em um mundo repleto de pessoas “ocupadas” que estão sempre correndo contra o relógio para entregar os seus projetos em tempo. Essas pessoas têm em comum a má gestão do tempo. Abaixo explicaremos melhor sobre como essa gestão ineficiente do tempo pode ser prejudicial para a sua carreira.
Atrasos
Começar o dia sem saber o que precisa fazer e nem quanto tempo precisa dedicar a cada tarefa é a receita para o caos. Os atrasos e perdas de prazos podem se tornar constantes nessa situação.
Com o passar do tempo, esses atrasos podem se tornar uma bola de neve. Um relatório que fica para amanhã acaba atrasando a análise de uma planilha que prejudica o término de um projeto e assim por diante.
Feedbacks negativos e má fama
Um profissional que não consegue cumprir prazos prejudica a sua equipe e não causa uma boa impressão nos gestores. Os feedbacks bem provavelmente serão negativos e levarão a uma má fama profissional.
Além de arriscar o seu emprego, esse colaborador pode ter dificuldade de encontrar outra colocação, afinal, esse tipo de comportamento é comentado. Perder a credibilidade profissional pode te impedir de conquistar outras oportunidades.
Nível de estresse elevado
Viver como se fosse o coelho da história da “Alice no País das Maravilhas”, que está sempre atrasado, é bastante estressante. Os dias parecem curtos demais para fazer tudo o que é necessário e isso gera um forte estresse.
O mais complexo é que quanto mais estressado você estiver menos conseguirá se concentrar em fazer o que é preciso. Lembra que mencionamos uma bola de neve? Mais uma vez ela está descendo a montanha na sua direção…
Queda de produtividade
Como explicamos acima, é difícil focar e se concentrar nas atividades que precisam ser feitas quando se está sob forte estresse. Então, é compreensível que haja queda de produtividade nas suas atividades.
Em uma empresa, essa perda de capacidade de produção pode ser o suficiente para gerar um desligamento. É importante estar atento a tudo que pode te tornar menos relevante para a companhia.
Dicas para melhorar o gerenciamento do tempo
Ao planejar seus afazeres, você tem mais tempo livre para ficar com seus familiares, para se dedicar a novos projetos e para viajar. Além disso, sobra tempo para investir no aperfeiçoamento de competências e desenvolvimento de sua carreira. Ter tempo significa ter a oportunidade de concretizar seus planos.
Confira a seguir dicas para dar um fim à falta de tempo.
1. Defina seus objetivos
Estabeleça suas prioridades e urgências, assim como tudo que deve ser executado em seu dia. Essa tarefa deve ser feita no período da manhã ou na noite anterior, de preferência em um lugar calmo.
Visualizar através de uma lista o que precisa ser feito te ajuda a entender como dividir seu tempo com mais efetividade. Você conseguirá fazer previsões a respeito de prazos para cada tarefa.
2. Planeje suas atividades
Defina seus horários e o tempo que gastará para realizar cada atividade. Lembre-se de considerar imprevistos, deixando minutos extras em sua agenda para não ficar atrasado. Nessa etapa do planejamento é importante levar em consideração a eventual demora para concretizar alguma atividade. Pessoas que estão o tempo todo atrasadas geralmente têm dificuldade para entender seus tempos para cada tarefa.
3. Gerencie seus e-mails
Não deixe sua caixa de e-mails com mensagens acumuladas. Adquira o hábito de checar-lá regularmente. Além de perder tempo depois para eliminar o acúmulo, você pode ficar confuso entre tantas informações e atividades que ficaram atrasadas. Inclusive, pode acabar perdendo orientações importantes para realizar suas atividades. Separe um tempo do seu dia para ler e responder e-mails.
4. Evite perder tempo em redes sociais
Os cinco minutinhos iniciais aumentam facilmente para dez e quando você percebe já faz uma hora que está respondendo mensagens de amigos. Evite ficar mais do que o necessário em redes sociais e, se possível, acesse-as em casa. Para ser mais produtivo e utilizar seu tempo com qualidade, estabeleça um tempo máximo para ficar nas redes durante as horas de trabalho.
5. Foco na produtividade
Saiba concentrar sua capacidade no que realmente é produtivo, não perca tempo com superficialidades durante o expediente. Distrair a mente é muito fácil durante a realização de alguma tarefa de trabalho.
Sendo assim, encontre formas de se concentrar em suas atividades, evitando desviar sua atenção. Algumas pessoas usam fones de ouvido com músicas de concentração para conseguir concluir tudo o que precisam.
O gerenciamento do tempo é fundamental para ser mais produtivo e bem-sucedido!
Por: José Roberto Marques
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