AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» O que é Boa Vista SCPC?
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Comportamento.



Publicado em: 20/05/2022

Com a queda de temperatura, é muito comum ouvir as pessoas reclamando que estão sentindo mais dor. Será que é verdade que o frio está ligado ao aumento da dor? A resposta é sim!

É comum durante o outono e inverno que as pessoas fiquem mais suscetíveis a sentir dor, principalmente pacientes com dores crônicas. Mas isso não quer dizer que todos tenham essa sensibilidade exacerbada.


O motivo por trás deste incômodo é simples: em épocas geladas, as pessoas costumam ficar mais encolhidas e se movimentam menos, o que causa algum grau de rigidez articular e, consequentemente, dor.


Para se defender do frio, o músculo se contrai. Com isso, recebe menos sangue e a circulação sanguínea entre tecidos, pele e articulações fica comprometida. Isso também causa dor e espasmos.

O líquido sinovial, contido dentro das articulações, pode ficar ligeiramente mais espesso com a queda de temperatura. Outra mudança que pode dar uma sensação de articulação mais rígida —o que é especialmente ruim para quem sofre de problemas articulares.


Além disso, os músculos não aquecidos se tornam menos flexíveis, aumentando o risco de lesão.


Quem sente mais dor no frio? Qualquer pessoa pode ter sensibilidade à dor no frio, mas ela é quase certa em pacientes com doenças crônicas, como artrite. O processo inflamatório em determinada região do corpo já favorece que as pessoas tenham mais dores de uma forma geral, no frio isso só piora.


A chegada de menos sangue e nutrientes aos músculos e articulações no frio faz com que essas estruturas fiquem com o metabolismo prejudicado e com uma dificuldade ainda maior de combater qualquer processo inflamatório. Pessoas com problemas ortopédicos também sentem mais, porque a temperatura tem efeito sobre os ossos das extremidades, como dedos, mãos, cotovelos, braços, pés, tornozelos, joelhos e pernas.


Paciente com fraturas operadas, cirurgias de artrodese da coluna e cirurgias para escoliose também reclamam que as dores aumentam no frio. Isso acontece porque nessa região existem várias articulações, músculos e tendões suscetíveis às variações de temperatura ambiente.

Dicas para amenizar as dores no inverno: Agasalhe-se bem. Se necessário use luvas, toucas e botas para proteger as mãos, orelhas e pés; Mantenha o corpo bem aquecido, especialmente na região afetada pela dor. Usar bolsa de água quente pode ser uma boa opção para utilizar em regiões delicadas como o pescoço, por exemplo;

Massagens e compressas quentes ativam a circulação;

Faça alongamentos durante o dia para relaxar, manter as articulações lubrificadas, ativar a circulação e minimizar a rigidez muscular;

Não deixe de fazer atividades físicas no frio, pois o treino estimula a produção de neurotransmissores que possuem ação anti-inflamatória e analgésica, diminuindo a dor;

Consuma alimentos e bebidas quentes, como sopas, chás e cafés. Eles conseguem transferir a temperatura para o sangue e aquecer o organismo de 'dentro para fora'.


Por: Alexandra Raffaini


notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.

AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide