O que é mais importante para você: investir em Saúde ou gastar em Doença?
Investir em saúde soa estranho para muitos. Como assim, investir em saúde? Já pago o plano de saúde para não me preocupar com possíveis eventualidades futuras. O Governo, o Estado é quem deve investir. Pagamos caro em nossos planos de saúde, então são eles que devem investir, não nós.
Essas são apenas algumas das respostas que ouço quando faço a pergunta: o que é mais importante para você: investir em saúde ou gastar com doença?
Existe uma peculiaridade no ser humano que é colocar tranca na porta só depois que foi arrombada. Depois disso então, paga-se seguro de casa, seguro de carro, seguro de vida, seguro de celular e por aí vai. Paga-se o plano de saúde, que na verdade é um plano de doença, pois só se procura o médico quando já adoeceu. Reclamava-se das filas de espera nos hospitais públicos. Hoje já se reclama dessas filas nos hospitais privados. Ouve-se falar no desenvolvimento da ciência, dos avanços da medicina diagnóstica, das novas tecnologias na área médica. Ouve-se falar no aumento da expectativa de vida da população mundial e em especial aqui no Brasil.
Você já parou para pensar em como anda a saúde do brasileiro?
“Pesquisa revela que diabetes no Brasil cresceu 61,8% em 10 anos”.
Essas são apenas uma das chamadas de muitas que nos passam desapercebida. Você já reparou que o índice de Obesidade, Doença de Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla, Autismo, Déficit de Atenção e Hiperatividade têm aumentado assustadoramente?
Não é apenas o fato de serem melhores diagnosticadas, não. O índice dessas doenças estão crescendo a cada dia. Essas doenças são as chamadas Doenças Crônicas Degenerativas. Mas por enquanto só está ocorrendo na casa do vizinho. Será?
Princípio do Prazer X Princípio da Realidade
Outra particularidade do ser humano é buscar o prazer, se manter na zona de conforto. Tudo que diz respeito a mudanças de hábitos no estilo de vida é chatice, muito difícil, exige esforço. Sim, tudo isso é verdade, não vou negar.
Deixar a porta aberta facilita o ladrão entrar, colocar a tranca só depois que ele fez o arrastão pode gerar muitas perdas e dores, muito maior que o dinheiro gasto com a tranca.
Não investir em saúde hoje pode-se levar a gastar com medicamentos, ter uma vida limitada, com dores, não poder pegar o netinho no colo, sentar no chão para brincar com ele. Não ter motivação para sair com os amigos porque a vida já não tem mais sabor, a não ser dor e enfado.
Sem contar os que são submetidos a cirurgias extremamente traumáticas, quimioterapia, hemodiálise, amputação de membros como consequência de doenças não prevenidas e mal tratadas, pois o organismo não consegue mais responder pela debilidade e falta de imunidade.
Na era do conhecimento o ser humano perecer por falta de conhecimento, na verdade, por falta de conhecimento em relação ao que é realmente importante. Ele está ávido por tudo aquilo que vai render prazer, aqui e agora. Não tem perspectiva de futuro, só presente. Vive num mundo virtual, sente-se o herói de sua própria história. Acredita que sua vida é um eterno vídeo game que restaura sua vida quantas vezes quiser, basta reiniciar o jogo. Acredita que tem o poder, basta pensar, manipular os botões e tudo acontece como deseja.
O poder das suas escolhas sobre a sua saúde
O ser humano, infelizmente, está começando a pagar caro por não saber fazer escolhas. De super-herói no seu jogo virtual está se tornando o bobo da corte na vida real. Manipulado pelo jogo de poder e interesses e pior, se sentindo por cima.
As Doenças Crônicas Degenerativas estão matando a população de forma silenciosa. Vão minando a saúde e tirando a liberdade e a independência de quem as sofre. Não bastasse isso, interferem na vida familiar como um todo. Atingem a saúde física e emocional, as finanças, os relacionamentos familiares e sociais. Interferem na qualidade de vida do portador e dos que se relacionam com ele.
Conclusão
Se você conseguiu chegar até aqui, meus parabéns. Espero que reflita a respeito de seus valores, a respeito de si mesmo. O que tem feito por você? Tem se cuidado ou vem minando sua saúde de forma homeopática? Investir em saúde pode render uma vida mais longa e com qualidade. De que vale estar com 90 anos, mas totalmente dependente numa cama, ou gemendo de dor?
Não sabe por onde começar? Pare uns minutos, agora, para refletir a respeito de como você está se sentindo física e emocionalmente. Faça uma revisão em relação ao seu estilo de vida, sua alimentação, o que está comendo, quanto e o porque come determinados alimentos. São saudáveis? Faz algum tipo de atividade física? Está dormindo bem? O que o incomoda ou o preocupa no momento? Procure seu médico, faça um checkup.
Sei que pode parecer utópico ou difícil, mas cuidar da sua saúde, da sua vida exige esforço e um certo sacrifício inicial. Então eu pergunto: O que é mais importante para você: reservar um tempo para se cuidar, ou ser dependente dos cuidados que outros impõe?
O que é mais importante: investir em saúde ou gastar com doença?
Pense, reflita e faça algo por você. Afinal você merece.
Se gostou do tema, ou acha que pode vir ajudar alguém mais, compartilhe.
Por: Cuidar e se Cuidar notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.