Que as formigas são insetos pequenos, frágeis e delicados, isso você já sabe. E a parábola da formiga com a cigarra? Tenho certeza que você conhece. E certamente, estes pequenos seres, passam ou já passaram despercebidos na sua vida. Até agora…
Como de costume, ao fazer o percurso da minha casa até o ponto de ônibus, no pé do “morro”, me deparei com um cortejo de formigas que desciam e subiam a ladeira. Em seguida, agachei-me para observá-las, e confesso que achei fascinante o que os meus olhos testemunharam.
Eram dezenas de formigas, milhares delas que independentemente do sentido que seguiam, buscavam o mesmo objetivo. Estavam trabalhando incansavelmente às 05: 09 da manhã, que fiz questão de registrar o horário exato do ocorrido. Como o dia estava claro, pude perceber com exatidão o trabalho árduo que elas executavam. Estavam carregando nas “costas”, folhas de tamanho generoso e certamente, seriam entregues para alguém, ou em algum lugar. Entretanto, algumas formigas carregavam pedaços de folhas menores, e também seguiam na fila. Mas o trabalho de todas não era fácil, e contava com diversas tempestades.
Logo quando me agachei, achei fascinante a fila de formigas, e saquei o smartphone do bolso para registrar o momento em forma de vídeo. No trajeto delas, existiam pedras, pedaços de madeira, e outros empecilhos. Algumas subiam, outras desviavam pela direita ou pela esquerda. Poucos segundos após iniciar a gravação, uma motocicleta passou pela via, gerando um vórtice de vento. Nesse momento, duas das formigas balançaram com a folha, e uma caiu no chão. Em seguida, veio um ônibus que também gerou um vórtice de vento, só que agora, muito maior. Nesse instante, três das formigas não suportaram o “furacão” causado pelo ônibus e caíram. O curioso é que mesmo quando estavam caídas no chão, não desgrudaram das folhas. Portanto, podemos tirar algumas conclusões diante de todo esse ocorrido.
O primeiro deles é perceber o quão importante é levantar e começar cedo. Aproveitar o poder da manhã será crucial para se obter o sucesso. Ou seja, cancele o “soneca” do seu celular, arregace as mangas e avante! O segundo é ter a certeza de que não existem caminhos sem dificuldades, sem buracos. Você percebeu que quando as formigas encontraram pedras pelo caminho, elas não pararam e buscaram outros meios para continuar e avançar? Pois é. Assim também é a nossa vida. Muitas vezes encontramos problemas pelo nosso caminho e desistimos na primeira pedra. Por que não buscamos outros meios e avançamos em direção a vitória? Passar por cima da pedra ou desviar delas o ajudará a conquistar o impossível.
Podemos destacar ainda, o vento criado pelo arrasto da moto e do ônibus. O primeiro veículo gerou um vórtice de vento menor, que acarretou na queda de uma das formigas. Pois bem. Nesse instante, constatamos que ninguém é igual a ninguém. Quando a moto passou, somente uma das formigas caiu, e todas as outras continuaram a batalha. Essa guerreira é inferior e mais fraca que as outras? Claro que não! Certamente, ela só não estava preparada para aquele temporal. Mas mesmo caindo, se recusou a ficar na lona e se levantou. Certamente ela se espelhou nas companheiras. Já o vórtice de ar gerado pelo ônibus foi o suficiente para derrubar três aguerridas formigas. Mas como a primeira, todas se recusaram a permanecer no chão, se fazendo de vítima, culpando o outro, ou inventando meio milhão de desculpas. Ao contrário, com muito esforço e sacrifício, se levantaram e continuaram a busca incessante pelo troféu. E as outras formigas? Por que não tombaram? Por que certamente já haviam passado por situações semelhantes aquela, e estavam melhores preparadas.
Lembra das formigas que ao contrário das outras carregavam pedaços de folhas menores? Isso não faz delas inferiores que as demais. Assim também é a nossa vida. Muitas vezes achamos que não somos importantes, ou que não somamos o suficiente, e nos comparamos com os outros, na ilusão e crendo que somos menos importantes. Como naquele formigueiro, onde todas as formigas eram importantíssimas naquele trabalho, somos igualmente necessários em um determinado local, seja para alguém ou para uma organização. Valoriza-se!
Tudo isso, se reflete muito bem na nossa vida. Por isso, não se “vitimize”. Levante, aprenda com os erros, se fortaleça e volte para o jogo chamado vida, não colecionando fracassos. Mas sim, aprendizados valiosos que servirão como armas inigualáveis para o seu caminhar. Mesmo que você não saiba, tenho certeza que alguém se espelha em você. Seja o espelho positivo de alguém.
E pra terminar, tiramos mais dois ensinamentos. Quando alguém ficar vigiando, observando, ou “bicando” a sua caminhada (como eu estava com as formigas), não se preocupe. Continue trabalhando firme, sem parar. Pois certamente, este ou aqueles assistirão a sua vitória. E lembra que as formigas tombaram, levantaram, e em momento algum largaram ou deixaram as folhas para trás? Lembre-se que Deus nunca te dará um fardo que você não suporte, ou uma cruz que você não possa carregar. Celebre a vida!
Por: PensarBemViverBem notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.