Uma maçã podre tem o poder de estragar todas as outras, pois ela produz um hormônio gasoso chamado etileno que acelera o processo de maturação e, inclusive, apodrecimento, de outras frutas que estiverem ao lado.
⠀
Portanto, é fácil concluir que não é nada inteligente colocar frutas em perfeito estado na fruteira enquanto não remover as maçãs podres.
⠀
A mesma lógica pode ser aplicada à gestão de pessoas de uma empresa. Não adianta trazer pessoas certas para ingressar no time enquanto permitir que as pessoas erradas permaneçam.
⠀
Não é à toa que a afirmação da maçã podre é usada como metáfora no mundo corporativo. Os comportamentos inadequados e crenças limitantes das pessoas erradas compromete o restante do time, assim como o etileno da maçã podre com as demais frutas.
⠀
Há um problema sério quando um líder, seja do topo da organização ou responsável por uma unidade de negócios, sabe que tem pessoas erradas nos cargos mas não faz nada para resolver. Afinal, não é a maçã podre que estraga as demais frutas, e sim a negligência do responsável pela fruteira.
⠀
Ter pessoas certas no lugar certo é um trabalho que nenhum líder deve delegar ou negligenciar.
⠀
Pense nisso!
Por: Fábio Scabeni
notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.