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Comportamento.



Publicado em: 07/04/2021

“As diferenças entre as pessoas vão muito além de características, estilos e ferramentas de trabalho. Também estão nos objetivos que as guiam e isso, muitas vezes, pode se tornar um ponto de conflito na empresa e gerar empecilhos na execução de estratégias.

Se os desejos e metas na carreira são distintos, isso também se reflete no dia a dia do trabalho. Portanto, é importante que haja a capacidade de adaptação, além da busca por solucionar os conflitos.

1. Capacitação

As lideranças da empresa precisam ser capacitadas. É preciso entender o que move cada gestor, além de saber as motivações de suas equipes para que todos possam alcançar um objetivo comum.

2. Evitar julgamentos

Evite estereótipos e julgamentos precipitados em relação a um determinado grupo. Em um mundo com tantas diferenças, temos que estar dispostos a respeitar a diversidade e isso inclui conviver com mentalidades e visões de mundo distintas às nossas.

3. Comunicação

Se uma pessoa estiver disposta a conviver com as diferenças, pode adaptar a sua linguagem para que a mensagem seja compreendida com mais facilidade. Se necessário, também adaptar-se ao meio utilizado, como e-mail, telefone ou WhatsApp. Às vezes, uma reunião pode ser evitada com uma boa troca de mensagens e confusões podem ser dissipadas por meio de uma ligação.

4. Aproveitar habilidades

Aproveite as habilidades e competências de cada geração. Os jovens podem ensinar muito em relação à inovação, criatividade, agilidade e eficiência. E os mais experientes têm capacidade de liderar equipes, de administrar conflitos com maturidade e paciência para tomar decisões importantes.

Por fim, uma regra de ouro: escutar as pessoas. Da mesma forma que expressar-se bem é importante, também é necessário saber ouvir o que o colega tem a dizer. Uma escuta atenta pode possibilitar a detecção de algum problema na equipe, agilizar o processo de trabalho e até mesmo a criação de uma inovação inesperada.”

Por: Niviani Rudek



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