"Só existe uma maneira de se preparar para o futuro: pensando estrategicamente. Sei que tudo é incerto, mas justamente por isso o planejamento é essencial. Tentar tornar esse futuro mais claro e a favor do negócio não é somente inteligente, é também indispensável.
⠀
A maioria das pessoas ainda é operacional, comportamento herdado da Revolução Industrial. Esse movimento confinou trabalhadores em ambientes fechados e criou uma legião de dependentes de carteira assinada, crachá e outros benefícios. Passamos a acreditar que a eficiência estava no resultado imediato. Hoje ainda há gestores com esse pensamento. Trabalhar no operacional é mais atrativo, pois você vê o resultado no curto prazo, mas essa atitude não garante a perpetuidade da empresa. Por isso, o CEO deve pensar de forma estratégica e não operacional.
⠀
Aí você pode falar: mas eu faço tudo aqui, não tenho tempo pra nada, como posso parar para pensar estrategicamente? Quero que tenha em mente que se você estiver correndo e a direção for errada, estará se distanciando do seu objetivo a cada passo que der.
⠀
Fazer um planejamento estratégico é garantia de que tudo ocorrerá como previsto? Claro que não. Acidentes de percurso podem acontecer. Mas lembre-se que o planejamento não é trilho e sim trilha. O trilho é um caminho fixo, enquanto a trilha é flexível às pequenas mudanças de trajeto, mas sem se perder do destino final.
⠀
Sempre vai existir tempo de bonança e escassez. O segredo é guardar durante a bonança para poder ser mais estratégico e passar pela escassez da forma mais saudável possível.
⠀
Para fazer um bom planejamento estratégico, saia da operação e enxergue a empresa por outro ângulo. Isso não significa que você precisa abandonar seu cargo, mas se afastar um pouco daquelas decisões que precisam ser tomadas imediatamente (elas acontecem a todo o momento), para se dedicar a isso. Sei que quando a empresa está começando, o fundador é o administrativo, marketing, vendas e muito mais. Mas sugiro que tire momentos para sair da operação e pensar estrategicamente. Inclua seus líderes e profissionais-chave no processo. Isso traz alinhamento e engajamento, aumentando as chances das ações serem reais."
⠀
Por: Filipe Colombo, CEO da Anjo Tintas.
notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.