Qual o conceito de felicidade pra você? Será que é realmente possível alcançá-la e mantê-la continuamente? Segundo a ciência, sim. Após profundos estudos no campo da Psicologia Positiva, constatou-se que o seu comportamento e visão de mundo podem definir o processo de como ser feliz.
Você pode cultivá-la, pouco a pouco, por meio de alguns passos que transformarão seu nível de satisfação. Para saber quais são eles e aplicá-los em sua rotina, fizemos este artigo com 5 dicas de como ser feliz, de acordo com a ciência.
O que é o conceito de felicidade para ciência?
Segundo os princípios da área da Psicologia Positiva, mais do que ter momentos bons e de alegria, esse status pode ser mantido de maneira vitalícia, mesmo em meio a desafios e obstáculos. Isso acontece devido a uma mudança de hábitos e do modo de encarar as situações de adversidade.
Lembrando que essas convicções de como ser feliz de verdade são aplicadas para a felicidade autêntica, que é trabalhada não por meio de bens materiais ou de outro indivíduo, mas, sim, dentro de si mesmo, no universo pessoal de cada ser.
O que é a Psicologia Positiva?
Difundida pelo psicólogo norte-americano Martin Seligman em 1990, esse nicho da psicologia propõe trazer uma nova abordagem para a maneira de como conseguir ser feliz e lidar com as emoções e momentos do dia a dia.
Nessa concepção, uma pessoa que mantém pensamentos e atitudes otimistas, mesmo perante as adversidades, se torna mais feliz, realizada e consegue superar os conflitos com mais rapidez e eficiência. O foco central deve ser sempre os pontos benéficos e que proporcionam bem-estar.
5 passos de como ser feliz segundo a Psicologia Positiva
Para que você alcance mais harmonia e qualidade de vida, conheça as ferramentas que permitem ter mais felicidade de acordo com a ciência.
1. Invista em uma vida prazerosa
Aí você se pergunta: como posso ser feliz? O primeiro passo é se permitir experimentar com mais intensidade sentimentos como esperança, alegria, gratidão e paz em todos os âmbitos. Para isso, é necessário criar na rotina, hábitos em que você consiga valorizar essas situações com mais frequência.
Isso pode ser aplicado projetando positivamente suas emoções do passado, presente e futuro. Para o passado, é importante ressignificar situações desconfortáveis e focar em bons momentos, sempre tentando revivê-los.
Para o presente e o futuro, é importante cultivar expectativas boas sobre os acontecimentos e centralizar-se nos prazeres vitalícios, que são mantidos ao longo do tempo, como momentos com a família, por exemplo. Esse é o primeiro passo de como ser feliz na vida.
2. Construa uma boa vida
Qual a sua missão de vida? O segundo conceito para desenvolver a felicidade trata-se exatamente disso. Por isso, desafie-se a vivenciar ocasiões que promovam engajamento, motivação e dedicação.
Desse modo, defina metas e corra atrás de seus objetivos pessoais e profissionais. Em certos momentos, não é fácil superar a zona de conforto, mas se estimule a evoluir e conquistar seus sonhos e realizações.
3. Dê significado à sua vida
Você já parou para pensar que legado deixará? Procure fazer com que suas atitudes contribuam para o seu bem e o de todos ao redor. Procure analisar o que você pode fazer para contribuir para a evolução do outro.
Afinal, quando você desenvolve esse comportamento, promove o seu próprio crescimento e do indivíduo, construindo resultados positivos, que vão lhe impulsionar para uma vida mais feliz e harmoniosa.
4.Desenvolva a gratidão
Você já ouviu falar no poder da gratidão? Essa competência de agradecer pelos acontecimentos e oportunidades que lhe foram concedidos ao longo da vida ajuda você alcançar uma maior qualidade de vida, cultivando a felicidade.
Aplique essa valiosa ferramenta no início e no fim do dia, construindo uma lista com cinco itens pelos quais você é agradecido ao universo e terá uma visão de mundo mais próspera e realizada.
5. Aproveite cada momento do seu dia
Cada situação que você experimenta é única e deve ser valorizada. Por isso, sempre que estiver vivendo um tempo feliz e saudável, permita-se imergir nesse momento, focando nas sensações que você recebe ao realizar a atividade.
Sinta e memorize intensamente as emoções que ele transmite. Além disso, faça uma lista de como você se sentiu diante daquilo. Viver e lembrar-se de boas situações vai projetar você a uma plenitude e felicidade sem igual.
Fonte: SBCoaching
notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.