1- “Sempre fizemos desse jeito.”
⠀
Dizer que algo sempre foi feito do mesmo jeito faz com que seu chefe imagine que você é preguiçoso e também o faz pensar no porquê de você não ter tentado melhorar os processos sozinho. Se você realmente está fazendo algo da maneira que sempre foi feita, é quase certo que há um jeito melhor de ser feito.
⠀
2- “Isso não é culpa minha.”
⠀
Nunca é uma boa ideia apontar um culpado. Se você tiver qualquer participação, assuma. Caso não tenha, ofereça uma explicação do que aconteceu. Lembre-se que quando você só aponta dedos, os outros começam a ver você como alguém que não assume a responsabilidade pelos próprios atos.
⠀
3- “Eu vou tentar.”
⠀
Assim como a palavra pensar, “tentar” soa incerto e sugere que você não tem confiança na sua própria habilidade para executar a função. Assuma a responsabilidade da sua capacidade, se você recebeu uma tarefa deve se comprometer em fazê-la.
⠀
4- “Eu odeio esse trabalho.”
⠀
A última coisa que alguém quer é escutar no trabalho o quanto outra pessoa odeia o que faz, leva à impressão que você é uma pessoa negativa e isso diminui o ânimo do grupo. Lembre-se que sempre há alguém entusiasmado para ficar naquela vaga.
⠀
5- “Ele é preguiçoso/incompetente.”
⠀
Não existe lado bom em julgar os colegas de trabalho. Pessoas incompetentes existem em qualquer ambiente, apontar a incompetência do colega soa como uma tentativa insegura de fazer você mesmo parecer melhor.
⠀
Note que estas frases podem estar enraizadas no seu dia a dia, então você deve se policiar até que o hábito de dizê-las saia da rotina.
Fonte: Portal Empreendedores
notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.