Você tem a sensação de que todo mundo a sua volta, seja em seu círculo de amigos ou nas redes sociais, está conseguindo ser super produtivo?
Não se sinta mal e comece a se conscientizar sobre suas atitudes para que você consiga alcançar sua meta de produção, seja para atividades pessoais, educacionais ou laborais.
Segundo a mentora de produtividade Marcele Policarpo, cada minuto é valioso e a boa gestão de tempo pode refletir de forma positiva na nossa vida. Ela pontua os quatro inimigos que podem estar te impedindo de ser tão produtivo quanto deseja. Veja a seguir:
Quando se vive 100% conectado à internet, é comum se deparar com a realização de mais uma tarefa ao mesmo tempo. Sabe quando você está trabalhando em um projeto importante e surge aquela demanda inesperada? Realizar as duas atividades simultaneamente faz com que você divida o seu foco e não seja, de fato, produtivo.
“Não é possível ter 100% de foco em duas atividades ao mesmo tempo”, afirma Marcele. “Você só conseguirá ter concentração rasa e não toda atenção que a atividade necessita. Mantenha o foco em uma única coisa por vez”, completa.
2. Não saber dizer “não”
Uma atitude que pode parecer simples mas que tem o potencial para afetar negativamente a produtividade no dia é não saber dizer “não”. A recomendação da especialista em otimização de tempo é aprender a valorizar as suas necessidades pessoais e a colocar limites às solicitações externas que podem comprometer sua rotina.
“Quando você cuida de si, você cuida melhor do outro quando necessário. É o princípio das ‘máscaras de oxigênio’: coloque a máscara primeiro em você, depois ajude a pessoa ao seu lado”, explica.
Um elemento importante para deixar de lado o sentimento de improdutividade é realizar um planejamento. É através dele que será possível organizar seus horários, suas prioridades e, consequentemente, sua rotina. Assim, você ganha mais tempo no dia e consegue atuar de forma proativa.
“Faça um planejamento que permita colocar a mão na massa todos os dias para conquistar objetivos profissionais e pessoais”, diz Marcele. Um resultado positivo dessa organização é que quanto mais você planejar a sua rotina, mais tempo sobrará para fazer atividades de lazer e entretenimento.
4. Deixar notificações ativas no celular
Não poderia faltar nesta lista um dos maiores inimigos – se não o maior – da produtividade nos últimos tempos: o celular. Quem nunca teve que interromper um fluxo de pensamento para dar uma checada nas mensagens ou nos e-mails? O conselho da mentora é ter autocontrole e não permitir interrupções no dia a dia.
“Desative todas as notificações do seu celular. Todas elas! A cada notificação que você recebe, você perde o foco e diminui a sua produtividade. Você sai de um nível intenso de concentração para um nível raso”, completa. notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.