Ao mesmo tempo que você quer ter uma vida mais saudável, perder alguns quilinhos e tonificar seu corpo, você é "bombardeado" com informações sobre o poder da atividade física para conquistar tais objetivos.
Infelizmente, existem diversas regras sobre exercícios físicos que não vão te ajudar. O site americano Business Insider listou alguns mitos que rondam constantemente nossa luta diária de ser mais saudável. Veja:
Mito nº 1: Para estar em forma, você só precisa malhar um ou duas vezes por semana
A verdade: Isso não é o é o bastante. Para os exercícios darem resultados reais, você precisa frequentar a academia de 3 a 5 vezes por semana, esclareceu Chris Jordan, psicólogo especializado em exercícios físicos.
Mito nº 2: O melhor período para fazer exercícios é a manhã
A verdade: O melhor momento para se exercitar é aquele que você consegue ir com mais frequência. O ideal é que você crie o hábito de se exercitar, então se você tem tempo livre à noite, utilize-o para sua saúde.
Se você pode escolher o período, prefira a manhã. Alguns estudos mostram que quem faz atividade física pela manhã perde peso mais rapidamente.
Mito nº 3: Puxar peso faz a gordura virar músculo
A verdade: Você não transforma gordura em músculo. Jamais. A gordura adiposa é encontrada embaixo da pele, entre os músculos e em volta de órgãos internos, como o coração. Os músculos são encontrados em todo o corpo humano.
Musculação ajuda a construir massa muscular no corpo e em torno da gordura. A melhor forma de diminuir a gordura corporal é equilibrar uma dieta saudável, ricas em proteínas (saudáveis), vegetais e grãos e pobre em gorduras, e se exercitar regularmente.
Mito nº 4: Palavras-cruzadas e outros jogos de memória são melhores do que exercícios para o cérebro
A verdade: Exercícios físicos são melhores para a saúde do cérebro do que qualquer jogo para a mente disponível, de acordo com estudos. Um estudo, inclusive, sugere que exercícios aeróbicos -- correr, caminhar, dançar, etc -- têm impacto significante ao cérebro de uma pessoa em qualquer idade.
Quando se trata em melhorar a memória, e proteger o cérebro na velhice, os exercícios também são a melhor opção. "Exercícios aeróbicos são a chave para sua saúde mental, assim como para seu coração", disse um dos autores de uma recente pesquisa publicada no blog da renomada Universidade de Harvard.
Mito nº 5: Atividade física é a melhor maneira de perder peso
A verdade: Se você quer perder peso, não assuma que apenas vai "se livrar" de tudo que você come na academia. "Em termos de perda de peso, a dieta tem um papel bem maior do que exercícios", disse o cientista Philip Stanforth, da Universidade do Texas.
Apesar disso, fazer atividades regularmente é uma etapa importante para um estilo de vida saudável e controle do peso.
Mito nº 6: Abdominais são os melhores exercícios para conseguir a sonhada "barriga tanquinho"
A verdade: Diferentemente dos abdominais, que exercita apenas os músculos abdominais, a (temida) prancha (quando você apoia apenas os cotovelos no chão e as pontas dos pés, formando uma "prancha" com o corpo) exige mais de todos os grupos musculares do abdômen e das costas. Se você quer ver a barriga definida, você precisa dar um "desafio real" aos músculos.
Mito nº 7: Musculação é para homens
A verdade: A musculação é um ótimo caminho para construir músculos, e não tem nada a ver com gênero.
Mito nº 8: Demora ao menos duas semanas para "sair de forma"
A verdade: Na maioria das pessoas, a formação muscular começa a diminuir já na primeira semana sem exercícios físicos.
"Se você para de se exercitar, na verdade, você começa a perder condicionamento em apenas setes dias completos", disse o diretor do Center for Health and HUman Performance, na Rutgers University.
Mito nº 9: Correr uma maratona é o ideal para entrar em forma
A verdade: Você consegue atingir muitos benefícios da corrida de longas distância sem ter de correr vários quilômetros. Não está pronto para uma maratona? Sem problema. Uma corrida de alta intensidade por 5 ou 10 minutos por dia pode prover os mesmos benefícios de uma corrida de horas. Na verdade, pessoas que correm por menos de uma hora por semana -- que aumentam a intensidade da corrida -- têm os mesmos benefícios para o coração em comparação às pessoas que correm 3 horas por semana.
Além disso, novos estudos mostram que exercícios de alta intensidade realizados em minutos fazem tão bem à saúde quanto aqueles que são feitos em horas -- e, normalmente, são mais legais também.
Mito nº 10: Bebidas esportivas são as melhores para se hidratar depois de uma atividade física
A verdade: A maioria dessas bebidas, como isotônicos, são açúcar e água.
Em vez de recorrer às bebidas industrializadas, que contém açúcar, corantes e outros produtos químicos, especialistas recomendam a velha e boa água e um snack de proteína depois da academia. notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.