Está circulando na internet uma propaganda enganosa que pode inutilizar iPhones e iPads permanentemente. Para evitar que os usuários tenham que trocar seus aparelhos, a Apple alerta para os riscos.
Segundo o boato, mudar a data dos dispositivos para o dia 1º de janeiro de 1970 permitiria desbloquear uma identidade visual retrô dos anos 70. Na prática, no entanto, o que acontece é que o iPhone e o iPad ficam congelados de forma permanente.
Conforme reportagem da BBC, a Apple afirmou que qualquer dispositivo iOS com um processador de 64 bits pode ser afetado pelo problema. Sendo assim, a falha abrange iPhones 5s, 6, 6 Plus, 6s e 6s Plus, além do iPad Air 2, iPad Mini 3 e 4, e a sexta geração do iPod Touch.
Solução
Em seu site, a Apple confirma o problema e afirma que a falha será solucionado em uma próxima atualização de seu sistema operacional, o iOS. Segundo eles, restaurar o dispositivo no iTunes, a loja virtual da Apple, também não funciona. Por isso, para muitos usuários que foram enganados, a solução foi trocar os aparelhos notícias da mídia Notícias veiculadas na mídia impressa