No dia (16) segunda-feira passada, o Governo Federal anunciou o lançamento do Cartão MEI, uma nova ferramenta financeira exclusiva para Microempreendedores Individuais (MEIs), oferecida pelo Banco do Brasil. Disponível nas modalidades de débito e crédito, o cartão não terá cobrança de anuidade, visando facilitar as operações comerciais dos pequenos empreendedores.
A iniciativa é uma parceria entre o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e o Banco do Brasil. Durante o evento de lançamento, Marcelo Gomes, diretor de MPE do Banco do Brasil, destacou que o cartão foi desenvolvido para atender às necessidades específicas dos microempreendedores, oferecendo funcionalidades como parcelamento de faturas e acesso ao Portal do Empreendedor por meio de QR Code.
O ministro do MEMP, Marcio França, ressaltou a importância do Cartão MEI como uma ferramenta de regularização e conformidade, trazendo mais segurança para os consumidores e facilitando as transações comerciais dos empreendedores. Além disso, o cartão dará acesso à plataforma Universo Ourocard, com ferramentas de capacitação e engajamento.
O lançamento foi marcado pela entrega simbólica do cartão a três empreendedoras. O Cartão MEI já está disponível para as contas MEI no Banco do Brasil, com o objetivo de promover a inclusão financeira e facilitar a vida dos pequenos empreendedores.