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Publicado em: 02/12/2020

O Natal está chegando, é hora de preparar a equipe de atendimento e criar o clima de final de ano para conseguir ótimos resultados.
O planejamento das vendas de Natal deve ser executado desde já.

Confira algumas dicas que podem ser decisivas para o sucesso das vendas de final de ano:

1. Prepare um bom mix de produtos e tenha ótimas opções de pagamento para atender a demanda. Se o cliente não encontrar o produto em sua empresa, ele não vai pensar duas vezes para procurar em outro lugar.

2. Capriche na decoração, mas de forma criativa. Estudos estimam que mais de 50% das vendas realizadas têm como atração principal a vitrine. Reúna a equipe e busque ideias que sejam inovadoras. A empresa deve ser preparada de uma forma que seja condizente com a expectativa dos clientes, associando a comunicação decorativa com o seu produto.

3. Treine a equipe: organize treinamentos que foquem a agilidade no atendimento, o fechamento da venda e como transmitir os benefícios dos produtos aos clientes. Não basta apenas contratar novos vendedores, é preciso treiná-los, pois, sem sombra de dúvida, uma equipe bem treinada vende mais.

4. Crie um clima de motivação e união na equipe. Envolva todos para que foquem nas metas e objetivos planejados. Crie ações para incentivar os vendedores com uma premiação individual e coletiva para o cumprimento dos objetivos.

5. Vender uma boa imagem logo na abordagem. Todos os vendedores devem estar dispostos e treinados para abordar cada cliente com um sorriso, com um cumprimento alegre, demonstrando receptividade. Evite atitudes do tipo “cara amarrada”, ou fazer de conta que não viu o cliente na loja.

6. Procure saber qual a mensagem que o cliente quer passar comprando um presente. Faça perguntas para entender o motivo que o leva a comprar um determinado produto. Lembre-se, o cliente não possui horas de sobra para fazer suas compras, então, quando o vendedor sabe interagir com o cliente, fazendo perguntas que o ajudem a identificar a melhor opção, a venda acontece com mais facilidade.

7. Agregue mais venda adicional. Será ganho de tempo e até mais confortável se o cliente conseguir comprar tudo o que precisa em um só lugar. Para isso, a venda adicional é uma grande ferramenta. Uma boa dica é deixar alguns produtos próximos de outros complementares que podem ser comprados de forma combinada. Por exemplo, uma canga de praia pode ficar ao lado de um biquíni, ou um chinelo de praia ao lado de um short de banho.

8. Liderança é fundamental. Acompanhe, estimule e oriente seus vendedores quando for necessário, mostrando como podem melhorar nas próximas vendas. O trabalho nesta época é intenso, então, não devemos perder o entusiasmo. Um líder deve ser participativo e dar apoio sempre que necessário. Quem está na liderança precisa se sentir responsável pelo sucesso de seus colaboradores.

Existem várias outras técnicas e fundamentos que contribuem para o sucesso das vendas de final de ano. Analise quais são os melhores para o seu tipo de negócio, de acordo com o seu planejamento de vendas. Mas, não se esqueça que o fator mais determinante para que os resultados sejam positivos é o comprometimento de todos com a qualidade do atendimento. Então, comece desde já a preparar o solo para que ele seja fértil, garantindo uma colheita farta com as vendas de final ano.
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