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Publicado em: 11/11/2020

Se você está no mercado de trabalho, com certeza já lidou com uma pessoa que está sempre desmotivada, reclamando de tudo e insatisfeita com todas as áreas de sua vida. E atribui a culpa sempre aos outros e à empresa. De acordo com os pesquisadores, um funcionário com essas atitudes tem mais poder de influência do que os que têm atitudes contrárias, como satisfação e otimismo constantes.

Segundo os pesquisadores “entre colegas de trabalho, é mais fácil aprender um comportamento ruim do que um bom. As consequências de um funcionário problemático vão além dos efeitos diretos de suas ações – comportamentos ruins de um podem influenciar negativamente os comportamentos dos outros e causar uma série de consequências paralelas”. Como desmotivação de uma equipe inteira.

Caso o empresário ou gestor não esteja atento a esse tipo de colaborador, todo o empenho do restante da equipe pode ir por água a baixo. Para comprovar o quanto esse cenário é real, Stephen Dimmock e William Gerken, averiguaram em uma determinada empresa de consultoria o poder de influência dos consultores que tinham “más condutas”. No ambiente de trabalho dessa organização os funcionários tinham como cultura trabalhar com colegas diferentes em cada mudança de projeto.  Ou seja, os colaboradores estavam em constante rotatividade, não tendo tempo de se “acostumar” com os hábitos dos colegas.
Para entender a dinâmica do trabalho desses funcionários, os pesquisadores pegaram as informações e começaram a analisar as conversas que eles tinham.
Descobriram que bastava um consultor financeiro ter uma má conduta (como se queixar de alguma situação) que os demais colegas de trabalho também começavam a ter a mesma atitude. Mesmo com a mudança constante de equipe.  Ou seja, esse tipo de atitude era aprendida rapidamente.

Quais os resultados da pesquisa?
Em linhas gerais, o resultado da pesquisa foi: 37% dos consultadores financeiros tiveram inclinação para uma má conduta. Ou seja, esse resultado mostra que agir de forma incorreta é um multiplicador social.

Mas observar somente como se dão os comportamentos similares entre os colegas de trabalho não explica o motivo pelo qual o contágio das ações acontece. Então, foi feita outra pesquisa para compreender melhor o fenômeno. Nessa nova parte da investigação, os pesquisadores perceberam que esse contágio acontece porque as pessoas tendem a “imitar” seus pares. Por exemplo, é mais fácil uma pessoa agir da mesma forma que um colega de trabalho com uma função semelhante à sua, do que como um líder que está em uma situação de “vantagem”. Porque nós, seres humanos, tendemos a repetir ações de pessoas pelas quais nos sentimos representadas.
 
Se liga nas dicas!
Se você não quer que a sua empresa passe por essas situações, fique atento a essas dicas:
– Tenha uma comunicação transparente e clara com os seus colaboradores. Não poupe tempo explicando o que é má conduta para a empresa.
– Procure ter essa comunicação por meio de meios informais. Para os pesquisadores, compreender como os colaboradores lidam com diferentes situações é importante para compreender como a cultura organizacional funciona sendo possível assim moldá-la.
– Valorize os bons funcionários, de forma que eles conseguirão agir como líderes indiretos e amenizar qualquer situação ruim que possíveis funcionários possam ter.
– Analise constantemente a sua equipe!

Além disso, esteja sempre atento e presente em sua empresa! Um bom gestor está sempre estudando meios para que o clima organizacional de seu negócio seja agradável e produtivo.

Fonte: Blog Meepe

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