AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Campanha: Ano Novo, Dívida Zero
» Comportamento.
» Comunicação
» Concurso Vitrine Premiada 2020
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Promoção Compre Aqui
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 22/10/2020

Os empréstimos via internet, por serem de fácil acesso, rápidos e práticos, têm atraído muitos consumidores que precisam de dinheiro extra para fechar o orçamento do mês ou para investir em um bem ou negócio próprio.
Porém, os cuidados nesse tipo de transação precisam ser redobrados para não cair em armadilhas e ter um buraco ainda maior no bolso, já que tem muito golpista esperando a gente dar mole por aí!

Como funciona
Empréstimos são oferecidos por plataformas na internet criadas por correspondentes bancários, fintechs e bancos. Eles são autorizados pelo Banco Central para funcionar.

Cuidados na hora de pedir empréstimo
O primeiro cuidado é verificar se a instituição que oferece o empréstimo via internet está cadastrada no Banco Central. A consulta pode ser feita no próprio site do BC.

Consulte também se há reclamações contra a instituição em sites de reclamação de consumidores, nos sites dos Procons e na plataforma www.consumidor.gov.br.
As redes sociais também podem te dar informações sobre a empresa, assim como uma simples busca na internet. Basta colocar o nome da empresa num site de buscas para encontrar informações do endereço fixo e contato oficial da empresa, além de comentários de quem já solicitou empréstimos àquela empresa.

Certificado de segurança no site
Com tudo checado, é o momento de verificar se o site da instituição que oferece empréstimo via internet é seguro, pois existe a possibilidade de ser falso.

Para tanto, verifique se há um cadeado na barra de endereços do site acessado e se o endereço online da instituição começa com “https”, o que indica que a conexão é segura e criptografada, o que evita o furto de seus dados. Se for só “http”, suspeite.
Confira ainda se o site informa o CNPJ, endereço físico, telefone, canais de contato direito com o consumidor (chat, e-mail e SAC). Se nenhum dado estiver disponível, desconfie.

Fuja de anúncios tentadores
Aquela velha máxima: se parece bom demais pra ser verdade, fique esperto. Não faça negócios com sites que, em anúncios, prometem facilidades ou ofertas tentadoras de juros baixíssimos para a concessão do empréstimo via internet.

Descarte também as mensagens via WhatsApp que dizem que você tem crédito pré-aprovado. Pode ser um golpe para capturar seus dados.

Não pague nada antecipadamente
As instituições autorizadas pelo Banco Central para operarem com empréstimos via internet não podem exigir nenhum pagamento antecipado.

Se houver pedido de depósito da primeira parcela do valor a ser concedido ou o pagamento de taxas, fuja. Pode ser golpe.
Nunca deposite nada na conta de pessoas físicas. Elas não estão autorizadas a conceder empréstimos online.
Os fraudadores utilizam do argumento de que é necessário pagar taxas para que possam conduzir a negociação do empréstimo. Depois, somem do mapa.

Peça e leia o contrato
Antes de fechar o empréstimo via internet, solicite à empresa o contrato e leia atentamente todos os termos antes de assinar.

Atenção para as condições estabelecidas e verifique se o documento detalha o CET (Custo Efetivo Total) do empréstimo, que inclui juros e taxas incorporadas ao valor solicitado.

Não utilize computadores públicos
Outro cuidado para quem for pedir empréstimo via internet é nunca utilizar computadores públicos, que provavelmente não tenham recurso de segurança para proteger seus dados.
Evite também usar redes públicas de Wi-Fi para pedir seu empréstimo via internet.

Fonte: Boa Vista Serviços

AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide