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Publicado em: 01/03/2020

Provocar uma primeira impressão positiva é fundamental tanto para a vida pessoal quanto no ambiente corporativo. Geralmente, o impacto dos conceitos iniciais, criados por esse contato inicial, tende a seguir como um julgamento em sua forma definitiva. Então, como transformar esse encontro em uma oportunidade garantida?

De acordo com uma matéria publicada no jornal Correio Braziliense sobre uma pesquisa realizada nos Estados Unidos no ano de 2018, “basta uma fração de segundo - e não é modo de dizer - para se formar a primeira impressão sobre algo ou alguém. Em um espaço de tempo mais curto que uma piscadela, o cérebro humano constrói imagens difíceis de serem desmontadas posteriormente.

Pesquisas apresentadas no congresso anual da Sociedade de Psicologia Social e Personalidade dos Estados Unidos indicam que o poder das ideias moldadas no momento em que se bate o olho é tão forte que nem mesmo os fatos são capazes de desmenti-las facilmente”.

Com a comprovação científica fica ainda mais concreta a ideia de que não existe uma segunda chance para se causar uma “primeira” boa impressão. Para o mundo dos negócios, essa certeza é fundamental e pode ter força direta no sucesso ou no fracasso de um negócio ou de uma empresa.


Vamos pensar, por exemplo, na abertura de um novo restaurante.

O empreendedor responsável pelo projeto contratou um chef premiado, elaborou receitas inovadoras e concebeu um ambiente agradável e acolhedor. Quando os clientes entram no restaurante, porém, a equipe se mostra mal treinada. Certamente essa percepção inicial terá um impacto decisivo na avaliação do lugar e comprometerá novas visitas no futuro.

Essa lógica também se aplica às empresas que atuam no mercado de luxo. Ao inaugurar uma nova loja, criar um novo produto ou pensar em um novo serviço destinado a esse segmento, é fundamental levar em conta todas as particularidades e encontrar maneiras de que a primeira impressão dos clientes seja positiva como maneira de fidelizar seu consumidor.

O psicólogo Nicholas Rule, pesquisador da Universidade de Toronto, analisando os resultados da pesquisa destacou que “quanto menos tempo temos para emitir um julgamento baseado no que vemos, mais propensos seremos a confiar no que dizem nossos instintos”. Dessa forma é fundamental que todos os detalhes sigam alinhados para que a experiência da primeira impressão seja a mais assertiva possível, inclusive na maneira de se portar, de se vestir e até mesmo falar.

(Manu Berger)
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